• Home
  • Política
  • Deputados aprovam urgência para projeto de anistia a golpistas de 8 de janeiro

Deputados aprovam urgência para projeto de anistia a golpistas de 8 de janeiro

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2162/2023, que prevê anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A proposta recebeu 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.

Com a aprovação, o projeto poderá ser analisado diretamente em plenário, sem necessidade de tramitação pelas comissões. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi o responsável por colocar o tema em pauta, após reunião com líderes partidários.

Deputados aceleram tramitação de projeto que perdoa envolvidos nos atos de 8 de janeiro. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O resultado dividiu os parlamentares. Enquanto aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoraram, deputados contrários ao projeto protestaram no plenário, gritando “sem anistia”.

Em discurso após a votação, Motta defendeu a medida como um caminho para a reconciliação política no país. “O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito”, declarou.

Ele afirmou ainda que, nesta quinta-feira (18), será designado um relator para construir um texto substitutivo capaz de obter apoio mais amplo na Casa.

O projeto é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e prevê anistia para os envolvidos em manifestações de caráter político realizadas entre 30 de outubro de 2022 — data do segundo turno das eleições presidenciais — e a entrada em vigor da lei.

Atos Golpistas de 8 de Janeiro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Atos Golpistas de 8 de Janeiro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Parlamentares ligados a Bolsonaro defendem que a medida seja estendida também ao ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 27 anos de prisão em julgamento concluído na semana passada.

  1. Para uns, é perseguição; para outros, Justiça

  2. Mendes classifica condenação de Bolsonaro como “momento triste da história do país”

  3. “Momento triste da história”, diz Mauro sobre condenação de Bolsonaro

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Veto a atletas trans de competições pode tirar Cuiabá do calendário esportivo nacional

Cuiabá pode ser impedida de sediar competições nacionais e internacionais após a nova lei que…

moradores cobram solução para lama e poeira no bairro Camping Club em Sinop

Entre os maiores problemas do Bairro Camping Club, em Sinop, os moradores elegeram como mais…

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso controla incêndio causado por queima de lixo

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso controla incêndio causado por queima de lixo – CenárioMT…