• Home
  • Política
  • Manifestantes vão às ruas contra PEC da Blindagem e anistia em Campo Grande

Manifestantes vão às ruas contra PEC da Blindagem e anistia em Campo Grande

Dezenas de manifestantes se reuniram no centro de Campo Grande para protestar contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

Manifestantes protestando na Rua 14 de Julho. (Foto: Fábio Rodrigues)

Convocados pelas redes sociais, os protestos também acontecem em diversas outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus e Cuiabá.

Em Campo Grande, a concentração começou por volta das 9h, no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena. Por mais de uma hora, os manifestantes ocuparam o canteiro central da avenida, exibindo cartazes e faixas em apoio à democracia, com críticas ao Congresso Nacional e pedindo a derrubada da PEC e do projeto.

Uma viatura da PM (Polícia Militar) acompanhou os participantes, que saíram em caminhada a partir da Rua 14 de Julho. Nem a organização nem a PM divulgaram informações sobre o número de pessoas que participaram do protesto, que foi encerrado sem registros de incidentes por volta das 11h30.

WhatsApp Image 2025 09 21 at 13.31.45
Manifestantes protestando na Rua 14 de Julho. (Foto: Fábio Rodrigues)

O que é a PEC da Blindagem?

A proposta, já aprovada na Câmara dos Deputados, prevê que deputados e senadores somente poderão ser processados criminalmente após aval da Casa do parlamentar — Câmara ou Senado. Ou seja, eles só poderão ser julgados pelos crimes que cometerem se os seus colegas quiserem. Cabe agora ao Senado decidir se barra ou não a proposta.

O que é o projeto de anistia?

A Câmara dos Deputados também articula um projeto que prevê anistia para os participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro. Com isso, nenhum deles seria punido por depredar a Praça dos Três Poderes, assim como os financiadores do movimento, encabeçado por bolsonaristas.

No último dia 17 os parlamentares aprovaram a urgência para o projeto de lei da anistia. Isso significa acelerar a tramitação do projeto, sem que o texto passe por comissões e poderá ser votado direto no plenário. O texto, contudo, ainda não está definido.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casos de feminicídios em Mato Grosso atingem 82,9% do total de 2024, aponta observatório

Casos de feminicídios em Mato Grosso atingem 82,9% do total de 2024, aponta observatório –…

Sorriso promove mobilização do Setembro Amarelo para valorizar a vida

Sorriso promove mobilização do Setembro Amarelo para valorizar a vida – CenárioMT …

Valdemar Costa Neto fala de Jair e Eduardo Bolsonaro, eleições e anistia – Política de Primeira – Entrevista completa

Assista acima, na íntegra, à entrevista do podcast Política de Primeira com o presidente nacional…