• Home
  • Política
  • OAB-MT define sessão para iniciar formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional

OAB-MT define sessão para iniciar formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realiza no próximo dia 10 a primeira sessão extraordinária para a definição da lista sêxtupla para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MT) pelo Quinto Constitucional. A plenária será realizada a partir das 13h, no Auditório da entidade em Cuiabá.

Durante o encontro, os candidatos apresentarão seus currículos, passarão por arguição e iniciarão a disputa formal para ocupar uma vaga de desembargador(a) no judiciário de Mato Grosso (TJMT).

Advogados disputam vaga no TJMT: OAB-MT realiza primeira etapa da lista sêxtupla. (Foto: OAB-MT)

22 candidatos na disputa

A lista oficial conta atualmente com 22 advogados e advogadas, divididos igualmente entre homens e mulheres. Inicialmente, havia 24 inscritos, mas uma candidata teve a inscrição indeferida após análise documental, e outro candidato desistiu formalmente da disputa.

Leia também – Desembargador se aposenta e abre vaga no TJMT para indicado da OAB-MT

O processo segue o que estabelece o artigo 8º do Provimento nº 102/2004 do Conselho Federal da OAB, que regulamenta a formação da lista sêxtupla destinada à composição do TJMT pela classe da advocacia.

Confira os nomes:

Design sem nome 2025 09 22T095421.648

A lista sêxtupla formada será enviada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que selecionará por meio de votação três nomes. A escolha final será feita pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), conforme determina a Constituição Federal.

Critérios para a vaga

A vaga do Quinto Constitucional surgiu em razão de movimentações internas no TJMT e será ocupada por um advogado ou advogada com notório saber jurídico e reputação ilibada, exigências fundamentais da legislação federal.

Quem vota

O direito a voto é restrito aos conselheiros, à diretoria e aos membros vitalícios, pois a OAB-MT rejeitou a proposta de eleições diretas para o Quinto Constitucional, que permitiria a participação de todos os advogados inscritos.

Para compor a lista sêxtupla, os candidatos precisam alcançar 50% mais um dos votos dos presentes. Caso algum candidato não atinja esse quórum, a votação poderá ser repetida até quatro vezes. Se, ao final da quarta rodada, a lista ainda não estiver completa, serão selecionados os candidatos que tiverem obtido maior número de votos.

O que é o Quinto Constitucional?

O Quinto Constitucional é um dispositivo da Constituição Federal que reserva um quinto das vagas nos Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Justiça dos Estados e Tribunais Superiores aos membros do Ministério Público e da advocacia.

A ideia é oxigenar os tribunais com profissionais que trazem experiências distintas da magistratura de carreira, contribuindo com diferentes visões na formação das decisões judiciais.

A OAB tem a atribuição de realizar o processo seletivo e indicar seis nomes à Corte. Ao longo dos anos, a participação da Ordem tem se mostrado decisiva para garantir pluralidade e diversidade no Poder Judiciário.

  1. Criminosos usam nome de Flávia Moretti para aplicar golpes em Várzea Grande

  2. Advogada de vice-prefeita processa Abilio por declarações ‘misóginas’ e ‘difamatórias’

  3. Salários de até R$ 37,7 mil: inscrições para concurso de procurador encerram sexta

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Falas de Bolsonaro na pandemia foram decisivas para derrota em 2022, diz Valdemar

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou ao podcast Política de Primeira que…

Polícia Militar frustra ocupação ilegal de terra em Cuiabá

Polícia Militar frustra ocupação ilegal de terra em Cuiabá – CenárioMT …

Valdemar vê chance de Eduardo Bolsonaro em 2026 e ameniza atritos

Em entrevista ao podcast Política de Primeira nesta segunda-feira (22), o presidente nacional do PL,…