O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, revelou ao Podcast Política de Primeira que chegou a defender Tereza Cristina (PP-MS) como candidata a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022.
Segundo ele, a presença da senadora, até então ministra da Agricultura, poderia ter ampliado o eleitorado do ex-presidente, especialmente entre as mulheres.
“Falei: ‘Bolsonaro, olha as mulheres, você está perdendo com as mulheres. O Braga Neto é um homem honesto, mas não te dá voto, porque esse pessoal já vota em você. Põe a Tereza Cristina. Ela foi bem como ministra, tem carisma, tem um carisma danado. Precisamos de mulher, olha a diferença que isso faz’”, contou Valdemar.
No entanto, apesar dos conselhos, Bolsonaro optou por colocar ao seu lado Braga Neto. A chapa foi derrotada posteriormente no pleito presidencial.
Elogios à senadora
O dirigente elogiou ainda o desempenho de Tereza Cristina no Congresso e à frente do Ministério da Agricultura:
“Ela chega em Brasília e conquista. Nem conhecia a Tereza antes, mas só de chegar no PSB, já ganhou eleição para líder entre 20 e poucos deputados. Foi uma ministra da Agricultura que deu um show. Foi especial. Ela pode ser dura, mas as mulheres estão crescendo muito.”
Segundo Valdemar, a sugestão de Tereza como vice, visava corrigir uma diferença de votos que Bolsonaro teria perdido na pandemia da covid-19 com as mulheres.