O presidente do Paraguai, Santiago Peña, participou de uma reunião com empresários sul-mato-grossenses, nesta sexta-feira (3), em Campo Grande. O encontro, realizado na Fiems (Federação das Indústrias de MS), contou também com a presença do ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, e durou cerca de uma hora.
A visita faz parte da agenda da comitiva presidencial paraguaia, que está em Mato Grosso do Sul desde quinta-feira (2). Nesta sexta, participou da agenda o governador Eduardo Riedel (PP).
Conforme a comitiva paraguaia, o objetivo é atrair investimentos, destacando as vantagens competitivas oferecidas pelo Paraguai, como baixas taxas, potencial energético e logístico.
Segundo os organizadores, a iniciativa tem apoio do Governo do Estado e da Fiems. A expectativa é de que os negócios firmados tragam benefícios mútuos, já que os investimentos paraguaios também podem gerar contrapartidas econômicas para Mato Grosso do Sul.
Peña ressaltou a importância da Rota Bioceânica, que fortalece a integração comercial entre o Paraguai e o Estado. O país pretende se consolidar como um dos mercados mais competitivos da América do Sul, atraindo empresas interessadas em expandir suas operações.
-
Ponte da Rota Bioceânica atinge 82% das obras
Durante o encontro, foi assinado um documento em que a Fiems se compromete a oferecer capacitação de trabalhadores paraguaios, apoiando o país vizinho na formação de mão de obra qualificada diante do crescimento da sua economia.
Após o evento, o presidente seguiu para Ribas do Rio Pardo, acompanhado pelo governador de Mato Grosso do Sul, para visitar uma fábrica de celulose instalada na cidade.