Integrantes da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal participam, nesta segunda-feira (20), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para discutir as propostas que o estado pretende apresentar durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O encontro está previsto para começar às 10h.
A iniciativa foi proposta pelo senador Wellington Fagundes (PL), autor do requerimento que originou a diligência (REQ 24/2025 – CMA). De acordo com o parlamentar, o evento em Cuiabá (MT) tem o objetivo de reunir representantes do setor produtivo, autoridades públicas e organizações do terceiro setor para consolidar as principais propostas de Mato Grosso voltadas à produção sustentável e à preservação ambiental.
A intenção é construir um documento que traduza a visão do estado sobre o futuro da produção e do meio ambiente, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Segundo Wellington, neste contexto da Conferência Mundial do Clima, Mato Grosso terá a oportunidade de demonstrar que é possível ampliar a produção mantendo 60% do território preservado.
O senador lembrou ainda que Mato Grosso se destaca no cenário nacional e internacional por ser o maior produtor de grãos e carnes do Brasil e o único estado que reúne três grandes biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia. A posição geográfica estratégica, no centro da América do Sul, também favorece o escoamento da produção por diferentes modais logísticos, como ferrovias e hidrovias.
Wellington ressaltou que o estado tem assumido protagonismo na pauta ambiental, adotando práticas sustentáveis e investindo em pesquisa e inovação.
COP 30
A conferência, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), será a primeira realizada no Brasil. Entre os dias 10 e 21 de novembro, o evento colocará Belém (PA) no centro do debate global sobre a proteção da Amazônia e o combate ao aquecimento global, reforçando o papel estratégico da região na agenda ambiental internacional.
-
Brasil cobra ampliação do financiamento climático na Pré-COP em Brasília
-
Brasil propõe pacto global contra incêndios florestais durante Pré-COP
-
Belém será capital simbólica do Brasil durante conferência da ONU sobre clima
-
COP Pantanal estreia em Mato Grosso para discutir soluções contra mudanças climáticas