Durante o podcast Política de Primeira, o ex-governador e deputado estadual Zeca do PT opinou sobre o nome da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), como candidata ao Senado por São Paulo ou a vice-presidente da República na chapa de Lula nas Eleições 2026. (assista ao vídeo abaixo)
“Primeiro a gente tem que ver a ministra Simone, e olha que eu já tive resistência com Simone, como um dos mais importantes quadros da política da República, e do governo Lula”, ressaltou o deputado estadual.
-
Zeca do PT defende Fábio Trad e Dona Gilda para governo em 2026
-
Eleições 2026: Riedel lidera com 46% das intenções de voto em MS, aponta pesquisa
-
Fábio Trad fala de PT, Simone Tebet, Lula, extrema direita e anistia – Política de Primeira – Entrevista completa
Zeca do PT elogiou Simone Tebet e disse que pesquisas demonstram que a ministra possui força e potencial nas Eleições 2026 pelo estado de São Paulo. No entanto, o ex-governador disse ser necessário aguardar uma conversa com o presidente Lula, para que os próximos passos de Tebet sejam trilhados, para o senado por SP, ou a vice-presidência junto a Lula.
“Ela [Simone] figura entre as pesquisas nacionais como a mais bem avaliada, inclusive como ministra do Lula. Segundo lugar, a pesquisa que foi feita e surpreendeu todo mundo com o potencial dela em São Paulo é extraordinário, me parece, as informações que tive em Brasília, que primeiro, segundo voto em São Paulo, ela chega a 40%”, afirmou Zeca.
“Falei para ela, Simone, você não acha que é melhor São Paulo? A elite desse estado é muito atrasada, tem uma enorme resistência ao seu nome, você não pode correr risco nenhum, né? O marido dela [Simone] tá uma chapa com Riedel, e isso teria uma dificuldade para entendermos e fazer nossa base social e nosso público entender”, declarou Zeca.
“Na eventualidade do Fábio Trad não ser, insistir na disputa da Câmara Federal, ela seria um nome, mas acho que é muito grande para essa disputa. Portanto, nós temos que aguardar, ela falou: Zeca, vamos aguardar a conversa com o Lula, com o presidente. Eu [Zeca] acho que caminha ou ela ser senadora em São Paulo, ou a ser vice-presidente, que acho que seria um grande nome também na eventualidade”, afirmou o ex-governador.
Em relação a possível candidatura de Tebet a vice-presidência, Zeca fez uma análise sobre as possibilidades nas Eleições 2026 em São Paulo, devido às movimentações dos candidatos ao governo paulista.
“Esse é o drama da direita, na eventualidade do governador de São Paulo sair candidato a presidente, que eu acho que é mais distante, e o primeiro convocado é o Alckmin (Geraldo), e o segundo é Haddad (Fernando). Na eventualidade de sair candidato, abandonar o governo, sair candidato a presidente, ele [Tarcísio de Freitas] vai abandonar o segundo maior orçamento e vai disputar com o Lula em uma ascensão enorme, né? Portanto, eu acho que se ele se afastar ou não, e o Lula convencer numa conversa que tem que ter com o vice-governador para ser candidato a governador em São Paulo, ela naturalmente seria um nome para vice-presidência”, opinou Zeca do PT.