• Home
  • Política
  • Decreto impõe normas para uso de rede sociais por guardas municipais de Lucas do Rio Verde

Decreto impõe normas para uso de rede sociais por guardas municipais de Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou, nessa segunda-feira (20), o decreto 7.342 que estabelece regras para o uso de redes sociais pelos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo, segundo o texto, é proteger a imagem institucional da corporação, preservar a segurança e garantir o respeito à hierarquia e à disciplina.

Decreto impõe normas para uso da internet por Guardas Municipais de Lucas do Rio Verde. (Foto: Reprodução/Instagram)

Conforme o decreto, os guardas devem adequar seus perfis às novas regras no prazo de 30 dias. Segundo o documento, os guardas estão autorizados a manter perfis pessoais nas redes, mas devem seguir uma série de restrições. Entre elas, a proibição de usar o nome, brasão, logomarca, uniforme, viatura ou qualquer símbolo da Guarda Municipal em perfis particulares.

O decreto também veta a publicação de opiniões, fotos, vídeos ou mensagens que possam prejudicar a imagem da instituição, desrespeitar superiores, divulgar informações sigilosas ou apoiar conteúdos falsos e discriminatórios.

Os integrantes da Guarda ficam proibidos, ainda, de publicar imagens de vítimas, testemunhas, investigados ou custodiados, assim como de ações e operações policiais, salvo quando houver autorização expressa do comando ou se tratar de divulgação oficial. As normas também se aplicam a servidores afastados, licenciados ou em férias.

A medida prevê que o comando da GCM será responsável por conceder autorizações específicas para publicações e que a Corregedoria incluirá o tema nos cursos de formação, com foco em ética, segurança da informação e responsabilidade funcional.

  1. Brinquedos que seriam distribuídos para crianças em nome de facção são apreendidos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Seneri Paludo fala sobre crise, criptomoedas e medo de banco

O novo episódio do podcast Negócios de Primeira, do portal Primeira Página, traz uma conversa…

Fiscalização apreende 150 mil latas de cerveja e mercadorias sem nota fiscal em Cuiabá

Fiscalização apreende 150 mil latas de cerveja e mercadorias sem nota fiscal em Cuiabá –…

Prefeito de Mirassol D’Oeste vai à Justiça após ataque a casamento

O prefeito de Mirassol D’Oeste, Héctor Álvares Bezerra, usou as redes sociais, nesta quarta-feira (22),…