A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve seu projeto “Viabilidade econômica de assentamentos rurais nos três biomas de Mato Grosso: Análise integrada de sustentabilidade, carbono e dinâmica territorial” selecionado no prestigiado edital Projetos de Pesquisa em Economia Sustentável na Amazônia, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) com apoio do Bezos Earth Fund. A proposta da Unemat foi uma das seis escolhidas entre 221 inscritas e receberá R$ 1.443.000 para sua execução.
O projeto integra o eixo de desenvolvimento rural sustentável e visa demonstrar a viabilidade social e econômica da agricultura familiar de baixo carbono, promovendo a conservação da floresta. O estudo terá duração de 24 meses e analisará assentamentos representativos nas três ecorregiões de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Coordenado pelo professor Rodrigo Zanin, o estudo avaliará de forma integrada a gestão de fluxos de carbono, práticas produtivas rurais, geração de renda e emprego, e a inserção de pequenos produtores em mercados de crédito de carbono e de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O objetivo final do projeto é subsidiar políticas públicas e fortalecer o ecossistema de negócios sustentáveis, gerando artigos científicos e recomendações técnico-científicas que promovam modelos de negócio replicáveis. O edital, que destinará R$ 10 milhões no total aos projetos da Amazônia Legal, busca pesquisas aplicadas que impulsionem economias baseadas na conservação e restauração das florestas amazônicas.