A SAP tem reforçado a relevância estratégica do mercado brasileiro. Prova disso é o lançamento, no País, da nova geração do SAP Ariba, durante o SAP Spend Connect Innovation Day, em São Paulo, duas semanas após a apresentação da solução em Las Vegas, nos Estados Unidos. E mais: o presidente global de Business Suite da companhia de tecnologia alemã, Stephan de Barse, fez questão de estar no Brasil para o evento e para se encontrar com clientes e parceiros. Um alinhamento e aproximação para novos negócios, a partir da versão mais recente do SAP Ariba, projetada para oferecer uma experiência de ponta a ponta no processo source-to-pay, impulsionada pelo assistente de IA Joule.
“O Brasil é um mercado estratégico para a SAP. O fato de termos escolhido o País como a primeira parada após o nosso evento global reforça a extrema importância e o nosso compromisso com o mercado brasileiro”, disse De Barse em entrevista exclusiva ao BRAZIL ECONOMY.
O executivo elogiou os feedbacks dos parceiros brasileiros e ressaltou que a SAP reconhece o País como um polo com grande abertura para inovação, disposto a testar e aprimorar novas tecnologias.
“Nós não somos apenas um fornecedor, somos um aliado estratégico, e sentimos isso dos dois lados”, afirmou De Barse, sobre a relação mútua entre a SAP e o mercado brasileiro.
“Temos uma grande oportunidade de fazer o negócio crescer por aqui e fazer os nossos clientes brasileiros terem mais sucesso”, acrescentou o presidente, ao ressaltar que “a base de inovação é inacreditável” nos últimos tempos.
“Se você pensar só neste ano, em fevereiro lançamos o BDC (Business Data Cloud). Em maio, no evento Sapphire, nós lançamos várias novidades também, e agora com o Next-Gen Ariba e outros agentes de inteligência na área de Customer Experience. É empolgante como a SAP está inovando tão rápido”, comentou.
A SAP tem integrado Business AI em suas soluções de Cloud ERP e em ofertas como RISE with SAP e GROW with SAP, para impulsionar a inovação, a eficiência e uma tomada de decisão mais inteligente nas empresas.
A migração para a nuvem é o primeiro passo dessa jornada de implementação da Inteligência Artificial. As organizações podem optar por migrar para a nuvem pública ou privada antes do fim do suporte oficial da SAP ao sistema ECC, previsto para o final de 2027.
“As empresas não conseguem utilizar a IA se não moverem suas aplicações core para a nuvem. Estamos muito otimistas sobre o potencial futuro da Business Suite AI para os nossos clientes”, disse De Barse.
Apesar de seus concorrentes — Oracle, Totvs e Microsoft — também utilizarem a IA, a SAP busca se destacar pela profundidade e integração dessa tecnologia nos processos centrais de negócios.
Empresas como Vale, Telecom, O Boticário e VidaVeg estão implementando o SAP Cloud ERP para construir uma base digital ágil e preparada para a IA. A Vale, por exemplo, está modernizando seus processos globais com o SAP Cloud ERP Private, integrando soluções como SAP Signavio, Business Data Cloud, BTP, Concur e WalkMe para otimizar dados, incorporar IA e fortalecer sua base digital, aumentando eficiência, transparência e sustentabilidade.
Resultados
Essa estratégia focada na implementação da IA está se mostrando eficaz, refletindo em números consistentes para a SAP. O presidente Stephan de Barse observou ainda que as empresas estão buscando cada vez mais uma plataforma única e integrada.
“É exatamente isso que a SAP oferece: uma suíte completa para finanças, experiência do cliente, supply chain, RH e sustentabilidade”, disse.
No terceiro trimestre de 2025, a SAP alcançou marcos importantes, solidificando ainda mais sua liderança no mercado de soluções em nuvem. Foram €18,8 bilhões em contratos fechados em soluções de nuvem — um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita total alcançou €9,1 bilhões, um aumento de 7%.
“Esses números refletem a confiança dos clientes e a força da nossa estratégia”, comentou o presidente. “Temos feito grandes avanços na entrega de soluções de IA e acreditamos que essa tecnologia será fundamental para o futuro dos negócios. A equipe está muito engajada, e o mercado local tem se mostrado extremamente receptivo à inovação”, acrescentou.
Com mais de 400 mil clientes no mundo, a SAP oferece inovação não só para as grandes corporações, mas também para o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), que são a maioria de seus clientes.
A SAP avança com propósito rumo à liderança em Business AI, mostrando que tem a inovação necessária para guiar o futuro de seus clientes em meio às transformações do mercado global.