Após nova decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o prefeito eleito de Paranhos em outubro de 2024, Heliomar Klabunde (MDB), toma posse na noite desta terça-feira (4) em sessão solene realizada no plenário da Câmara de Vereadores.
De acordo com o Supremo, o resultado das eleições municipais de 2024 em Paranhos está mantido. A Segunda Turma da Corte reconheceu que o candidato anteriormente considerado inelegível pode, na verdade, assumir o cargo de prefeito.
Com isso, o resultado das urnas de 6 de outubro de 2024 foi validado, e a chapa eleita, prefeito e vice-prefeito, está autorizada a tomar posse.
A decisão foi tomada por maioria de votos, com o ministro André Mendonça redigindo o acórdão. O ministro Edson Fachin ficou vencido no julgamento.
Heliomar foi eleito com 3.609 votos (50,98%), contra 3.470 (49,08%) de Donizete Viaro (PSDB), que tentava a reeleição.
O pleito, no entanto, havia sido anulado após o indeferimento da candidatura de Heliomar por dívida com o TCU (Tribunal de Contas da União).
Com o impasse judicial, novas eleições foram realizadas em abril de 2025, quando Hélio Ramão Acosta (PSDB) foi eleito com 4.088 votos (69,41%), tornando-se o prefeito do município.
Procurado pela reportagem do Primeira Página, Hélio, afirmou que a decisão foi uma surpresa e ainda não sabe os próximos planos após deixar a prefeitura.
“Então, na verdade é um momento em que eu fico sem entender um pouco mas justiça a gente tem que respeitar, não tem o que fazer. Vamos ter que continuar como cidadão de Paranhos e torcendo para a cidade ir pra frente”.
Apesar da decisão e posse de Heliomar, a defesa de Hélio já se prepara para recorrer na justiça.
“Claro que temos nossa defesa também que está tomando as providências para recorrer mas a decisão da justiça hoje é para que seja empossado. Vamos recorrer, acredito que também temos o direito de se defender, tanto que participamos de uma eleição legítima organizada pelo TRE fui diplomado e agora que também tenho o direito de estar recorrendo”.
O novo prefeito, Heliomar, também foi procurado, mas apenas confirmou a cerimônia de posse às 19h na Câmara de Vereadores nesta terça (4).
Mesmo com a mudança, a vice-prefeitura continua nas mãos do pecuarista Alfredo Soares dos Santos (MDB) eleito vice-prefeito nas eleições de 2024 e no pleito suplementar realizado em abril de 2025.