• Home
  • Política
  • considerado inelegível, Heliomar Klabunde assume Paranhos

considerado inelegível, Heliomar Klabunde assume Paranhos

Após nova decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o prefeito eleito de Paranhos em outubro de 2024, Heliomar Klabunde (MDB), toma posse na noite desta terça-feira (4) em sessão solene realizada no plenário da Câmara de Vereadores.

Prefeito e vice-prefeito de Paranhos (Foto: Redes Sociais)

De acordo com o Supremo, o resultado das eleições municipais de 2024 em Paranhos está mantido. A Segunda Turma da Corte reconheceu que o candidato anteriormente considerado inelegível pode, na verdade, assumir o cargo de prefeito.

Com isso, o resultado das urnas de 6 de outubro de 2024 foi validado, e a chapa eleita, prefeito e vice-prefeito, está autorizada a tomar posse.

A decisão foi tomada por maioria de votos, com o ministro André Mendonça redigindo o acórdão. O ministro Edson Fachin ficou vencido no julgamento.

Heliomar foi eleito com 3.609 votos (50,98%), contra 3.470 (49,08%) de Donizete Viaro (PSDB), que tentava a reeleição.

O pleito, no entanto, havia sido anulado após o indeferimento da candidatura de Heliomar por dívida com o TCU (Tribunal de Contas da União).

Com o impasse judicial, novas eleições foram realizadas em abril de 2025, quando Hélio Ramão Acosta (PSDB) foi eleito com 4.088 votos (69,41%), tornando-se o prefeito do município.

Procurado pela reportagem do Primeira Página, Hélio, afirmou que a decisão foi uma surpresa e ainda não sabe os próximos planos após deixar a prefeitura.

“Então, na verdade é um momento em que eu fico sem entender um pouco mas justiça a gente tem que respeitar, não tem o que fazer. Vamos ter que continuar como cidadão de Paranhos e torcendo para a cidade ir pra frente”.

Apesar da decisão e posse de Heliomar, a defesa de Hélio já se prepara para recorrer na justiça.

“Claro que temos nossa defesa também que está tomando as providências para recorrer mas a decisão da justiça hoje é para que seja empossado. Vamos recorrer, acredito que também temos o direito de se defender, tanto que participamos de uma eleição legítima organizada pelo TRE fui diplomado e agora que também tenho o direito de estar recorrendo”.

O novo prefeito, Heliomar, também foi procurado, mas apenas confirmou a cerimônia de posse às 19h na Câmara de Vereadores nesta terça (4).

Mesmo com a mudança, a vice-prefeitura continua nas mãos do pecuarista Alfredo Soares dos Santos (MDB) eleito vice-prefeito nas eleições de 2024 e no pleito suplementar realizado em abril de 2025.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos de Várzea Grande monitora pontos críticos em tempo real durante as chuvas

Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos de Várzea Grande monitora pontos críticos em tempo real durante…

Advogado de MT pede cassação do deputado José Medeiros por ofensas a colega

O advogado Paulo Marcel Grisoste Santana Barbosa protocolou no dia 29 de outubro uma representação…

FPA defende pacote de segurança para proteger produção e combater avanço de facções

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) debateu, nesta terça-feira (4), durante reunião-almoço, o Pacote de…