O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, afirmou nesta quinta-feira (6) que vai sugerir ao governador Mauro Mendes e ao vice Otaviano Pivetta a adoção de um novo modelo de transporte coletivo para a capital. Chamado de DRT (Digital Rail Transit), o sistema chinês é automatizado, não usa trilhos e pode ser implantado com menor custo e em menos tempo que o BRT, segundo ele.
O sistema, comum em cidades chinesas, funciona com veículos articulados que andam sozinhos, guiados por sensores e sistemas digitais.
Segundo Abilio, o DRT poderia circular nas ruas já existentes de Cuiabá, com custo mais baixo e implantação mais rápida. “Não queremos mais ônibus para Cuiabá. Não é o BRT a solução. É esse modal inteligente, moderno e seguro. Vamos pra cima”, disse.
Veja trecho no vídeo abaixo:
O prefeito disse ainda que pretende apresentar a proposta ao governador Mauro Mendes e ao vice Otaviano Pivetta, numa tentativa de convencer o governo estadual a considerar alternativas mais econômicas e eficientes que o BRT.
A comitiva cuiabana visitou empresas que fabricam os veículos e viu o funcionamento do sistema de perto. No mesmo vídeo, o vereador Demilson Nogueira, que acompanha o grupo, disse que o modelo “entrega inovação sem precisar quebrar nada”.
A equipe do prefeito retorna da China com projetos, propostas e possibilidades reais de ampliar o modelo de transporte automático em Cuiabá nos próximos anos.
-
Delegação de Dubai na Expoagro 2026
-
‘Desconforto existe’: Paula Calil comenta presença de Abilio na Câmara e dá nota 8 a prefeito
-
Passagens internacionais de vereadores de Cuiabá custam mais de R$ 38 mil ao erário