A Prefeitura de Paranhos publicou nesta sexta-feira (7) uma série de portarias que exoneram e nomeiam integrantes do primeiro escalão do governo municipal, em decorrência da posse do novo prefeito, Heliomar Klabunde (MDB).
Após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), Heliomar, eleito prefeito de Paranhos em outubro de 2024, tomou posse na quarta-feira (4) assumindo Executivo então comandado por Hélio Acosta (PSDB), eleito em eleição suplementar em abril de 2025.
De acordo com as portarias publicadas no Diário da Assomasul, a exoneração coletiva dos secretários e servidores comissionados ocorre por conta da mudança de gestão e segue o princípio da livre nomeação e exoneração, previsto na legislação municipal e na Constituição Federal.
-
Reviravolta: Heliomar Klabunde assume Paranhos
A prefeitura destacou que o ato é uma prática administrativa rotineira durante transições de governo e visa garantir a continuidade dos serviços públicos com nova equipe de confiança.
“A reestruturação administrativa, visando garantir a harmonia institucional, a continuidade do serviço público e o pleno exercício da autoridade administrativa sob nova direção”, diz portaria assinada por Heliomar Klabunde.
Novo secretariado toma posse
Com a publicação das exonerações, o novo prefeito anunciou os nomes de seu secretariado:
- Patrícia Sander Biesek – Secretária Municipal de Saúde Pública;
- Cleonice Barce de Lima – Secretária Municipal de Educação e Cultura;
- Marcilene Rohenkohl Vieira – Secretária Municipal de Finanças;
- Robson Rambo – Secretário Municipal de Administração;
- Alair Luís Micuanski Rossetti – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável;
- Neftali Danaide Herebia Klabunde – Secretária Municipal de Bem-Estar e Ação Social.
Além das mudanças nas pastas principais, o prefeito também exonerou Leosir Valentino Tosatti do cargo de Diretor de Controladoria-Geral do Município.