Uma das práticas mais comuns do mercado imobiliário é a venda de unidades novas ainda na planta, principalmente no estande de vendas montado no próprio terreno. Não é assim na Riviera de São Lourenço, bairro planejado no final da década de 1970 em Bertioga, litoral de São Paulo. Com uma proposta inovadora, a construtora Sobloco redefiniu o conceito de urbanização de uma gleba de nove milhões de metros quadrados e criou uma nova prática: vender casas, apartamentos e até áreas comerciais totalmente prontas.
“É bem peculiar. As pessoas querem comprar decorado, entrar para usar”, diz a arquiteta Mariana Crego, pertencente à terceira geração da incorporadora Crego Painceira, fundada por seu avô há meio século em Santos (SP), e dona do escritório de arquitetura que leva seu nome.
E foi dessa forma, com dez unidades 100% prontas antes mesmo da venda, que nasceu o condomínio residencial The Golf Village. “A gente já finalizou a obra e está só esperando o Habite-se para iniciar as vendas”, afirma a arquiteta e construtora. Nem estande de vendas foi montado, mas quem quiser conhecer o conceito e as casas pode visitar duas delas. A incorporadora optou por oferecer uma experiência completa aos interessados, abrindo apenas duas casas-modelo decoradas e preparando toda a área de lazer para visitas.
“Esse projeto foi o primeiro que assinei desde o masterplan até a decoração e a identidade visual”, conta Mariana. “O The Golf Village já nasceu com o propósito de obter certificação de sustentabilidade, algo que meu avô sempre valorizou, mas que agora validamos de forma oficial.”
É assim, dando continuidade aos valores da família e, ao mesmo tempo, acrescentando ao legado do avô suas marcas pessoais e geracionais, que a arquiteta de apenas 33 anos lidera um novo ciclo do mercado imobiliário de alto padrão no litoral paulista. A combinação de design autoral, sustentabilidade certificada e atenção ao bem-estar que se materializa no The Golf Village é a base de outro empreendimento residencial de luxo que a Crego Painceira está lançando em Santos, no entorno da casa que foi sede da construtora e hoje abriga um café também de propriedade da família.
Assim como os Crego Painceira, que preferem dar tempo ao tempo e fazer uma coisa por vez, começamos pela Riviera. Com dez vilas exclusivas distribuídas em um terreno de seis mil metros quadrados, o empreendimento The Golf Village soma cerca de 13 mil metros quadrados de área construída. Cada casa tem entre 700 e 900 metros quadrados privativos, todas com cinco suítes, áreas de lazer integradas e paisagismo que preserva as espécies originais do terreno. “A certificação não é apenas ambiental, envolve também a forma como tratamos nossa equipe e como gerimos os resíduos da obra”, explica a arquiteta, que iniciou a carreira no badalado escritório de Débora Aguiar.
As obras começaram poucos dias antes da pandemia. “Foi um susto enorme. Tivemos que decidir entre paralisar tudo ou seguir com uma equipe reduzida”, lembra Mariana. “Os próprios funcionários pediram para continuar, ficaram alojados lá mesmo. Virou uma força-tarefa de família.”
Com a obra concluída e prestes a iniciar as vendas, a família parte para outros empreendimentos. Sempre com um projeto por vez, para poder dar atenção aos detalhes e atender aos desejos dos clientes. “A gente gosta de conhecer cada comprador, acompanhar tudo de perto. Esse é o nosso diferencial”, afirma Mariana.
Ainda sem planta nem perspectiva ilustrada da fachada, o novo projeto residencial da construtora irá ocupar um terreno privilegiado, em frente ao Tênis Clube de Santos, onde a família mantém sua base histórica e recentemente inaugurou o Café Casa 44. O novo edifício, ainda em pré-lançamento, atraiu compradores que souberam do plano dos Crego por uma nota publicada em coluna social. Serão apartamentos de 190 a 412 metros quadrados e dois andares de lazer, além de um pavimento inteiro dedicado ao bem-estar, desenvolvido em parceria com a consultoria responsável pelo spa do Rosewood São Paulo.
O valor do metro quadrado ultrapassará a casa dos R$ 20 mil, valor alto para o mercado de Santos, especialmente quando não se está à beira-mar. Mesmo assim, as primeiras unidades reservadas são as de maior metragem, o que confirma a confiança dos potenciais clientes no histórico de seriedade da família Crego. “Para nós, alto padrão não é apenas metragem ou localização. É entregar qualidade de vida, sustentabilidade e confiança. É poder olhar o cliente nos olhos e entregar o que prometemos”, acrescenta Mariana.