• Home
  • Agronegocios
  • Festival de Cinema Italiano traz produções inéditas ao público mato-grossense

Festival de Cinema Italiano traz produções inéditas ao público mato-grossense

A noite de sexta-feira, 07 de novembro, em Cuiabá, foi tomada pela magia do cinema e o sabor da cultura italiana. A capital mato-grossense recebeu a 20ª edição nacional do Festival de Cinema Italiano, com o tema “Il Cinema che Racconta, i Maestri che Ispirano”, “O Cinema que Conta, os Mestres que Inspiram”, reunindo amantes da sétima arte, descendentes italianos e entusiastas da cultura europeia em uma celebração vibrante da criatividade.

Com apoio institucional do Vice-Consulado Honorário da Itália em Mato Grosso e do Círculo Italiano de Cuiabá, o festival reforça a integração entre Brasil e Itália, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização da cinematografia italiana, tanto contemporânea quanto clássica. A iniciativa é uma realização da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil, o Instituto Italiano de Cultura e o Ministério da Cultura da Itália.

Segundo André Schelini, delegado regional da Italcam em Mato Grosso, o cinema é mais do que arte, é também motor econômico e expressão criativa: “O cinema é um dos principais sabores econômicos da Itália. A economia é criativa, o cinema, a música, o design, a moda, todos reconhecidos no mundo como patrimônio. A Itália é berço da cultura gastronômica e audiovisual, e é isso que estamos retratando com o festival”, afirmou Schelini.

Jandir Milan, conselheiro da Câmara Brasil-Itália destacou que “a Câmara Brasil-Itália em Cuiabá é recente, e estamos muito felizes em iniciar nossas atividades com um evento tão significativo como o Festival de Cinema Italiano. Nosso objetivo é justamente promover a troca de experiências e mostrar à população cuiabana um pouco da riqueza cultural que a Itália tem a oferecer. Este festival é uma oportunidade de aproximar ainda mais os dois países, reforçando os laços culturais e econômicos. É uma grande satisfação receber o público aqui para prestigiar o cinema italiano, que é referência mundial”, disse Milan. 

Jandir Milan, conselheiro da Câmara Brasil-Itália

Ainda segundo ele, o filme exibido durante o evento leva o nome de: “Diamante”, uma produção muito interessante que retrata o universo dos bastidores do cinema. Tendo certeza  que será um sucesso, porque não é comum  festivais de cinema com essa proposta em Cuiabá. O cinema italiano tem essa tradição no mundo todo, e é um privilégio propor essa cultura no  estado.  

A casa da cultura mato-grossense recebe a Itália

O evento é fruto de uma rede de colaborações que reforça o papel da cultura como elo social e vetor de desenvolvimento. Para Marco Pessoz, vice-presidente da Fecomércio-MT,  originalmente “Italiano”, a parceria com o Sesc nasceu da missão comum de levar conhecimento e arte à população: “O Sesc tem na sua essência a cultura, a valorização das histórias e das oportunidades. Trazer o cinema italiano é abrir uma janela para o mundo, é permitir que as pessoas conheçam outras realidades e se inspirem”, destacou Pessoz, que ainda enfatizou que o cinema “movimenta a economia, desenvolve a cidade e amplia horizontes, fazendo o público viajar sem sair do lugar”.

André Schelini, delegado regional da Italcam (à esquerda) Marco Pessoz, vice-presidente da Fecomércio-MT (centro) e Allan Serotini, diretor regional do Sesc MT (à direita)

Para Allan Serotini, diretor regional do Sesc Mato Grosso, a escolha do Sesc Arsenal como palco do evento é simbólica. “O Arsenal é a casa da cultura mato-grossense. Trazer a cultura italiana para esse espaço é unir tradições, valorizar o intercâmbio cultural e reforçar Cuiabá como cenário de arte e diversidade”, disse.

Entre os filmes exibidos, o destaque da noite foi “Diamante”, longa inédito no Brasil e lançado na Itália em 2024. O filme, segundo Letícia Capanema, professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT e supervisora do Cineclube Coxiponés, é um exemplo da curadoria apurada do festival: “O Festival traz sempre produções inéditas e uma retrospectiva de clássicos italianos. ‘Diamante’ fala sobre amizade e redes de apoio femininas, ao mesmo tempo em que revela os bastidores da criação de figurinos no cinema. É um filme de múltiplas camadas, sensível, estético e inspirador”, explicou Capanema. A obra também faz parte de um circuito internacional de exibição em 2025, estreando no Brasil por meio do festival.

Prof. da UFMT Letícia Capanema, supervisora do Cineclube

Um encontro de gerações e identidades

A estudante Bárbara Trevizan, descendente de italianos e aluna da UFMT, resume o sentimento do público: “Eu já estive na Itália e acho incrível poder viver um pedacinho dela aqui. Todo ano tento participar do festival. É uma imersão cultural que me faz sentir em casa, está no sangue”, contou, com orgulho.

Bárbara Trevizan , descendente de italiano e estudante da UFMT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Flamengo renova contrato de Arrascaeta até 2028; saiba detalhes

Artilheiro da equipe em 2025, Arrascaeta terá uma multa rescisória mais baixa e um reajuste…

Homem é preso após tentar sequestrar adolescente em Primavera do Leste

Homem é preso após tentar sequestrar adolescente em Primavera do Leste – CenárioMT …

Ossada humana é achada em fazenda na zona rural de Nossa Senhora do Livramento

Ossada humana é achada em fazenda na zona rural de Nossa Senhora do Livramento –…