Tomou posse nesta segunda-feira (10, o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Ricardo Gomes de Almeida. A solenidade foi realizada no Plenário 1 “Desembargador Wandyr Clait Duarte”, e reuniu magistrados, autoridades, familiares, amigos e servidores.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, conduziu a cerimônia e destacou a relevância da trajetória profissional do novo integrante da Corte. Ele ressaltou a contribuição de Almeida à advocacia mato-grossense e sua experiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), enfatizando que sua vivência traz ao Tribunal um olhar mais humano e atento às demandas da sociedade.
Seguindo o rito de posse, Ricardo Almeida foi conduzido ao plenário pelo desembargador mais antigo, Orlando Perri, e pela mais recente integrante da Corte, desembargadora Juanita Clait Duarte. O secretário-geral do TJMT, juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, realizou a leitura do termo de posse, assinado pelo novo desembargador.
Em seguida, Almeida vestiu as vestes talares, recebeu o colar do Mérito Judiciário e sua nova carteira funcional das mãos do presidente da Corte. Ao prestar juramento, comprometeu-se a exercer a função com dignidade, ética e respeito às leis.
Justiça pacificadora
Em seu primeiro pronunciamento como desembargador, Ricardo Almeida fez um discurso marcado pela gratidão e pela defesa de uma Justiça mais humana e conciliadora. Ele destacou o papel do Quinto Constitucional da Advocacia como um elo entre as instituições e como símbolo de equilíbrio entre os poderes.
O magistrado reforçou seu propósito de atuar em favor de uma Justiça pacificadora, voltada não apenas ao julgamento de processos, mas à restauração de relações humanas e à promoção da paz social. Para ele, a mediação, a conciliação e a justiça restaurativa são ferramentas fundamentais para alcançar esse objetivo e devem ser incentivadas como instrumentos modernos e eficazes de resolução de conflitos.

Trajetória
Com mais de 26 anos de experiência na advocacia, Ricardo Almeida é especialista em Direito Empresarial e Eleitoral. Atuou por dois mandatos como juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e integrou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) como conselheiro estadual e membro da Comissão de Direito Eleitoral (2013-2015). Entre 2007 e 2009, participou do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da entidade.
Quinto Constitucional
Ricardo Almeida foi eleito desembargador em sessão administrativa do Pleno do TJMT, no dia 3 de novembro, por meio do Quinto Constitucional destinado à OAB-MT. Ele ocupará a vaga deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou em junho. A nomeação foi assinada pelo governador Mauro Mendes no mesmo dia da eleição.
A escolha do novo desembargador foi antecedida por um processo conduzido pela OAB-MT, que definiu a lista sêxtupla encaminhada ao Tribunal de Justiça. A plenária contou com a participação de 22 advogados e advogadas, igualmente divididos entre homens e mulheres, que apresentaram seus currículos e foram submetidos à arguição antes da seleção final.
-
Funcionário de RH que desviou R$ 326 mil é condenado a devolver valor
-
Italiana casada com indígena e moradora de aldeia de MT regulariza documentação no Brasil