Federação critica clube catalão por procedimento que resultou em novo corte do atacante espanhol
A nova polêmica por Yamal
Lamine Yamal está fora mais uma vez dos jogos da seleção da Espanha e aumentou a crise entre a Real Federação Espanhola de Futebol e o Barcelona. Ao comunicar o corte do jogador de 18 anos contra Geórgia e Turquia, pelas Eliminatórias da Copa de 2026, a entidade criticou duramente o clube catalão.
O problema começou quando o Barcelona recorreu a um médico externo para tratar a pubalgia do atacante espanhol sem comunicar a entidade. O tratamento escolhido e realizado na segunda-feira (10), por radiofrequência, exige de sete a dez dias de repouso, o que inviabiliza a participação de Yamal nas partidas decisivas da Espanha.
Segundo nota divulgada pela Federação, a equipe médica da seleção só recebeu a informação do procedimento na noite anterior à apresentação, por meio de um relatório enviado às 22h40. O texto cita “surpresa” e diz que a decisão do corte é pelo bem-estar do jogador.
<a Leia também: Futebol na TV hoje: confira a lista de partidas televisionadas nesta terça-feira (11)
Histórico recente de atritos
O caso reacende o desgaste entre o Barcelona e a seleção espanhola, que vem desde setembro deste ano. Na ocasião, o técnico Hansi Flick acusou o treinador Luis de la Fuente de não preservar o jovem atacante, alegando que Yamal atuou lesionado durante a Data Fifa, o que agravou a pubalgia.
Segundo o alemão, o atacante espanhol atuou com dores e sob efeito de analgésicos contra Bulgária e Turquia, mesmo sem treinar entre os jogos. Por causa do problema, o jovem perdeu algumas partidas do Barcelona na sequência.
“Estavam três gols à frente em todas as partidas e mesmo assim ele jogou 79 e 73 minutos. Isso não é cuidar dos jogadores”, criticou Hansi Flick, à época.
Em outubro, mais um problema. Convocado, Yamal saiu da lista horas depois porque o clube catalão informou que ele sentia dores no púbis. De la Fuente tentou minimizar o conflito, mas reconheceu surpresa com a situação e a perda de seu destaque por dois jogos.
“Não há conflito com Hansi Flick. Ele foi técnico de seleção (da Alemanha) e sabe como nos comportamos. Achei que teria empatia por isso. Fiquei surpreso que um ex-técnico da seleção pensasse assim. Nada mais”, afirmou o espanhol.
<a Leia mais: Luxemburgo e Casagrande condenam atitudes de Neymar: ‘Não é o líder’
Substituto de Yamal e próximos jogos da Espanha
Com o corte do destaque do Barcelona, Jorge De Frutos ganha uma chance contra Geórgia, fora de casa, e Turquia, em Sevilha. A Espanha lidera o Grupo E das Eliminatórias e pode garantir a vaga na Copa do Mundo nesses confrontos.
A nota oficial da federação espanhola contra o Barcelona
“Os Serviços Médicos da RFEF desejam expressar sua surpresa e mal-estar após tomarem conhecimento, às 13h47 da segunda-feira, 10 de novembro, dia do início do estágio oficial com a seleção nacional, de que o jogador Lamine Yamal havia sido submetido a um procedimento invasivo de radiofrequência para o tratamento de um desconforto na região pubiana naquela mesma manhã.
Este procedimento foi realizado sem comunicação prévia à equipe médica da Seleção Nacional, tendo-se tomado conhecimento dos detalhes apenas por meio de um relatório recebido às 22h40 da noite passada, que indicava a recomendação médica de repouso por 7 a 10 dias.
Diante dessa situação, e priorizando sempre a saúde, a segurança e o bem-estar do jogador, a Real Federação Espanhola de Futebol decidiu liberar o atleta da convocação atual.
Estamos confiantes de que ele se recuperará bem e desejamos-lhe uma recuperação rápida e completa”.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia