O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), apresentou nesta terça-feira (11) os resultados das duas viagens internacionais que ele fez para os Emirados Árabes Unidos e a China, entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro.
Em Dubai, Cuiabá foi escolhida para apresentar propostas de arborização urbana devido às semelhanças climáticas entre as duas regiões, que registram temperaturas acima dos 40°C. O projeto, no entanto, acabou abrindo espaço para uma proposta diferente: os Emirados Árabes demonstraram interesse em instalar uma planta frigorífica na capital voltada a enfrentar o problema da insuficiência alimentar.
O modelo prevê investimentos estrangeiros em infraestrutura e poderá ser detalhado durante a Expoagro, em 2026, quando o prefeito deve apresentar o projeto completo aos investidores internacionais.
Já na China, Abilio conheceu uma fábrica de veículos que desenvolve um novo modelo de transporte urbano, o Bonde Urbano Digital (BUD. O sistema opera sobre rodas e é direcionado por magnetismo, dispensando trilhos ou guias físicas.

Segundo o prefeito, este novo modelo é um transporte moderno, com capacidade para até 230 pessoas, que não necessita de condutor físico.
O custo por quilômetro é considerado significativamente mais baixo que o de obras previstas no Bus Rapid Transit (BRT), como as da Avenida Fernando Corrêa e às já realizadas na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, por exemplo.
O sistema exigiria apenas uma pista exclusiva, sem grandes intervenções estruturais. O presidente da empresa chinesa responsável pelo projeto deve visitar Mato Grosso nas próximas semanas para apresentar oficialmente a proposta ao governador Mauro Mendes (União).
Durante a viagem, o prefeito postou vídeos do transporte chinês. Veja abaixo:
-
Na China, Abilio propõe trem sem trilhos e sem motorista para Cuiabá
-
‘Desconforto existe’: Paula Calil comenta presença de Abilio na Câmara e dá nota 8 a prefeito
-
Grandes geradores de lixo cobram transparência da prefeitura