Em outubro deste ano, um data center da Amazon apresentou falha técnica nos EUA e causou instabilidade em aplicativos por todo o mundo, inclusive no Brasil. Mais de mil empresas tiveram problemas, como Snapchat e Reddit.
Surgida em Wiscosin, EUA, em 1885, a Trane Technologies é uma das pioneiras na criação e distribuição de aparelhos de ar-condicionado, mas fez uma mudança de rota para investir também no desenvolvimento de sistemas de refrigeração energeticamente eficientes para data centers. Com isso, a companhia se vê com um papel fundamental para evitar incidentes como o da Amazon, ao mesmo tempo que se utiliza de práticas sustentáveis.
“Temos alcançado avanços tecnológicos significativos na refrigeração de data centers, contribuindo diretamente para a redução do consumo de energia deste setor e, portanto, reduzindo suas emissões”, afirmou Mauro Atalla, VP de Tecnologia e Sustentabilidade da Trane Technologies. Residente nos EUA, Atalla está no Brasil para participar da COP30, em Belém.
Com uma receita atual estimada em US$ 18 bilhões, a companhia minimiza o uso de energia e incorpora recursos de recuperação de calor residual, permitindo o reaproveitamento desse calor em outras aplicações. Atalla destaca que a sustentabilidade é o principal guia da estratégia de negócios na Trane Technologies e os resultados já são palpáveis e responsáveis por ganhos financeiros.
As iniciativas de ESG foram responsáveis por um crescimento orgânico de 12% na receita de 2024, além de um aumento de 24% no lucro ajustado por ação, impulsionado pela demanda dos clientes por soluções sustentáveis. As iniciativas geraram ainda US$ 215 milhões a partir de produtos e serviços remanufaturados, mais que o dobro na comparação com dois anos atrás. Houve ainda uma redução de 44% nas emissões operacionais de GEE em relação à linha de base de 2019.
Um bom exemplo de como esses resultados foram alcançados é o projeto Aalsmeer Energy Hub, nos Países Baixos, onde o calor reaproveitado de um data center local foi usado para aquecer outras instalações vizinhas. Já nos EUA a companhia investiu em um equipamento resfriado à água e desenvolvido especificamente para data centers, liderando uma tendência de mercado em função ao alto adensamento de carga térmica destas instalações. Esta proposta também facilita o reaproveitamento do calor e aumenta a eficiência do sistema.
Com mais de 140 anos de história, a Trane Technologies se tornou detentora de mais de 6 mil patentes, sendo uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, inclusive climatizando grandes pontos turísticos globais como a Grand Central Station de Nova York, EUA, e o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Reposicionamento da companhia no Brasil
O Brasil vem sendo visto como um celeiro de bons negócios em tempos de discussões sobre a transição energética. E mesmo assim, a Trane Technology resolveu encerrar sua produção no País, na cidade de Araucária (PR), em agosto de 2023, após mais de 50 anos no mercado brasileiro. A companhia nega que isto se deu por questões econômicas ou políticas do País e diz que a decisão se deu por estratégias de supply chain.
Quando perguntado se há alguma possibilidade volta da empresa ao seu País natal, Mauro Atalla diz que não, mas ressalta que a atuação no Brasil continua por meio de investimentos no crescimento da sua participação de mercado via operações comerciais de vendas, serviços e pós-vendas.
“A importância da Trane no Brasil se manifesta na nossa capacidade de transformar a agenda global de sustentabilidade em resultados locais. A COP30 é um palco fundamental para reforçarmos nosso compromisso com a meta de zero carbono, apresentando ao mercado brasileiro as tecnologias que já estão sendo implementadas globalmente para reduzir o impacto ambiental dos nossos clientes”, disse Cristian Drewes, general manager da Trane no Brasil, onde a companhia conta com 7 escritórios de venda, um Centro de Distribuição com 8.670 metros quadrados e uma Central de locação de equipamentos com 2.200 metros quadrados.
“No Brasil , nos posicionamos como fornecedores de soluções críticas de gerenciamento térmico, garantindo a confiabilidade, eficiência energética e sustentabilidade dos data centers de nossos clientes. Nosso foco está em engenharia de aplicação e inovação, com a capacidade de projetar sistemas flexíveis e escaláveis que, por meio de insights em tempo real usando nossa tecnologia de controle baseada em inteligência artificial, promovem a otimização contínua da energia, ajudando os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade”, disse Atalla.
Para atender as necessidades específicas de diferentes setores e ambientes do mercado brasileiro, a Trane lançou no Brasil a campanha “The time is now”, que tem como como objetivo trazer ao mercado brasileiro lançamentos exclusivos com tecnologia de ponta em produtos e serviços com alta eficiência energética, integrantes do seu portfólio global. “Queremos demonstrar que a transição energética não é um custo, mas sim uma oportunidade para o país modernizar sua infraestrutura com eficiência e responsabilidade”, enfatizou Drewers.