Entrevistada desta semana no podcast Política de Primeira, a ex-ministra das Mulheres Cida Gonçalves (PT) falou sobre a violência de gênero na política. Com carreira sólida nas pastas que tratam da atuação e proteção da mulher, ela acredita que, dentre as medidas para solução do problema, está a garantia da equidade nos poderes – assista acima.
“Não dá pra gente ficar só fazendo crítica. Eu defendo que primeiro a gente precisa ter uma legislação nacional que garanta não 30% de cota, mas 30% de cadeiras em todos os parlamentos. Nas câmaras de vereadores, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Porque isso garante que nós vamos ter três mulheres, não importa que partido, mas elas não vão estar só”.
Durante o bate-papo com os apresentadores Fabiano Arruda e Henrique Shuto, Cida citou países em que este cenário é realidade. Além disso, enumerou outros elementos necessários para o combate à violência de gênero.
“A segunda coisa, você garante que essas essas mulheres tenham condições de estarem subindo nas suas carreiras para serem deputadas estaduais, para serem deputadas federais, para serem o que elas quiserem depois. Vai criando uma uma imagem para a maioria das meninas que elas podem ser. E isso faz uma correlação de força”.