• Home
  • Agronegocios
  • Projeção do Imea indica alta na produção de pluma na 2025/26

Projeção do Imea indica alta na produção de pluma na 2025/26

Segundo análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – a produção mundial de pluma de algodão na safra 2025/26 deve alcançar 26,14 milhões de toneladas: “a maior desde a safra 2017/18”. A estimativa de novembro representa crescimento de 2,04% em relação ao levantamento de setembro.

O instituto destacou que “esse incremento foi impulsionado, principalmente, pela expectativa de maior produção oriunda dos EUA”, que apresentaram elevação de 6,74% no período, resultado associado ao desempenho das lavouras.

Além dos Estados Unidos, Brasil e China também tiveram aumento nas projeções de produção, reforçando a tendência de expansão global. Em relação ao consumo, o relatório apontou estabilidade, com avanço de 0,04% na comparação com a estimativa anterior, totalizando 25,88 milhões de toneladas.

Com a expectativa de produção superior ao consumo, os estoques finais estão projetados em 16,53 milhões de toneladas, alta de 3,81% entre setembro e novembro. O Imea observou que “o cenário de estoques mais elevados tende a manter a pressão baixista sobre os preços da fibra”.

SAFRA MT – A área de cultivo de algodão estimada para a safra 2025/26, em Mato Grosso, permaneceu em 1,46 milhão de hectares, redução de 5,65% em relação ao recorde observado na safra 2024/25. De modo geral, o panorama ainda é de incerteza, devido aos atuais patamares de preços do algodão, em um cenário em que o custo de produção é o maior desde a safra 2022/23. Além disso, os produtores têm focado sua atenção no desenvolvimento da safra de soja no estado, o que também pode influenciar a decisão final em relação à área que de fato será destinada ao algodão no ciclo.

No que se refere à estimativa de produtividade, o Instituto manteve a metodologia de uso da média ponderada das últimas safras, a qual se manteve em 290,74 @/ha, 7,74% inferior ao observado na safra 2024/25. “Diante da manutenção das estimativas, a produção de algodão em caroço ficou projetada em 6,37 milhões de toneladas, redução de 12,95% no comparativo com a safra 2024/25. Em relação a pluma, a produção esperada é de 2,62 milhões de toneladas”, projetam os analistas. (Agrolink)

Entre no GRUPO DE WHATSAPP e acompanhe mais notícias relevantes sobre Agronegócio e Indústria

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mirassol não perdoa o Ceará e vence mais uma partida como mandante na Série A

O 3348 está muito perto de confirmar uma vaga direta para a fase de grupos…

Câmeras de vigilância e segurança reforçarão o trabalho da Defesa Civil em Sinop

Câmeras de vigilância e segurança reforçarão o trabalho da Defesa Civil em Sinop – CenárioMT…

Cantor sertanejo morto após briga de trânsito no Paraná; artista atuou por décadas em Cuiabá e no Nortão

Cantor sertanejo morto após briga de trânsito no Paraná; artista atuou por décadas em Cuiabá…