O ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Campo Grande, Marcelo Miranda Soares, morreu nesta terça-feira (23), aos 87 anos, na Capital. A informação foi confirmada pela família.
Até a última atualização desta reportagem, as causas da morte não haviam sido divulgadas. Os detalhes sobre velório e sepultamento também não foram informados.
Nascido em 1º de dezembro de 1938, em Uberaba (MG), Marcelo Miranda formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Uberaba e realizou especialização em Administração Municipal. Além da atuação como engenheiro, destacou-se como pecuarista e administrador público.
Trajetória de Marcelo Miranda em MS
Sua trajetória em Mato Grosso do Sul começou ainda antes da criação do estado. Como engenheiro, participou de importantes obras de infraestrutura, entre elas a construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, localizada entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).
Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contribuindo para a implantação de um amplo programa de infraestrutura viária que resultou na abertura de aproximadamente 4,5 mil quilômetros de estradas vicinais, consideradas fundamentais para o desenvolvimento regional.
Na vida pública, exerceu cargos de destaque. Foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1979 e, com a criação de Mato Grosso do Sul, tornou-se o segundo governador do estado, ocupando o cargo entre 1979 e 1980. Durante a gestão, participou da estruturação administrativa da nova unidade federativa.
Entre as principais ações de seu governo estão a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de cerca de 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, o incentivo à criação de 15 municípios e investimentos na pavimentação de rodovias estratégicas para a integração do estado.
Marcelo Miranda também representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal entre 1983 e 1987. Ao longo da carreira, ocupou ainda o cargo de superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Com uma trajetória marcada pela atuação na engenharia, na pecuária e na política, Marcelo Miranda foi uma das figuras que participaram do processo de consolidação de Mato Grosso do Sul nos primeiros anos após a divisão do antigo estado de Mato Grosso.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia
O post Marcelo Miranda, ex-governador de MS, morre aos 87 anos apareceu primeiro em Sinop Urgente.