Governo de MT pede autorização para fazer empréstimo de R$ 1,5 bilhão para construir 60 mil casas


O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), entregou nesta quarta-feira (24) à Assembleia Legislativa um projeto de lei que pede autorização dos deputados estaduais para a contratação de um empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal.

Segundo o governador, os recursos serão destinados a obras de infraestrutura e da atenção básica de saúde nos municípios mato-grossenses. A proposta também prevê uma mudança na destinação de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), com o objetivo de ampliar os investimentos em habitação popular.

De acordo com Pivetta, o financiamento permitirá que o Estado substitua recursos do Fethab atualmente aplicados em infraestrutura. Com isso, o governo pretende direcionar verbas do fundo para subsidiar a construção de 60 mil moradias em Mato Grosso.

“Esse empréstimo, se aprovado pela Assembleia, vai ser destinado à infraestrutura e obras da atenção básica de saúde para os municípios. Nós vamos pegar recursos do Fethab, que hoje vão para a infraestrutura, para aplicar nessas 60 mil moradias que vamos construir no estado de Mato Grosso para os mato-grossenses que ainda não têm a sua casa”, afirmou.

O governador explicou que o programa habitacional prevê subsídios de até R$ 35 mil por unidade habitacional. Já o financiamento dos imóveis ficará sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

“Nós já estamos trabalhando e fazendo as inscrições. A Caixa Econômica é que vai financiar as casas. Isso aqui é o subsídio que o governo do Estado oferece, de até R$ 35 mil por unidade”, disse.

Questionado sobre a tramitação do projeto na Assembleia, Pivetta afirmou que a condução do processo caberá aos parlamentares e ao presidente da Casa.

“Eu vou entregar o projeto para o presidente hoje. Nós já temos conversado sobre isso. O projeto vai tramitar e o presidente vai conduzir os trabalhos”, declarou.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de o governo pedir urgência na votação da proposta, o governador afirmou que não acompanha os detalhes do rito legislativo. “Não sei. Essas particularidades o presidente vai saber. É um processo legislativo e eu estou um pouco por fora”, respondeu.

Durante a visita ao Legislativo, Pivetta também negou que sua presença tivesse relação com a sessão destinada à apreciação de vetos do Executivo, marcada para o mesmo dia. “Nem sabia que tinha apreciação de vetos hoje”, afirmou.



Source link

Please select listing to show.
Please select listing to show.
Please select listing to show.
Please select listing to show.
Please select listing to show.