A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) lançou, na manhã desta quarta-feira (24), a segunda edição do Prêmio CDL Cuiabá de Fotografia. O evento foi realizado no Salão Ruyter Barbosa, na sede da entidade, reunindo fotógrafos, empresários, representantes da CDL e membros da comissão julgadora. Durante o encontro, foram apresentados o regulamento oficial do concurso, o cronograma da premiação e aberta oficialmente a fase de inscrições. Os interessados já podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado pela CDL Cuiabá, neste link.
A iniciativa tem como objetivo valorizar o olhar criativo dos fotógrafos e destacar a força, a beleza e a identidade do comércio cuiabano. Além de incentivar a produção fotográfica, o concurso pretende contribuir para a construção de um acervo visual que registre a história, a cultura e o desenvolvimento econômico da capital mato-grossense.
A solenidade de lançamento foi aberta pelo presidente da CDL Cuiabá, o empresário Júnior Macagnam, que ressaltou que a proposta do prêmio vai além da valorização da fotografia, buscando eternizar momentos do cotidiano do comércio cuiabano.
“A expectativa é que a gente consiga grandes registros do comércio cuiabano, valorizando o comércio da nossa capital e também a arte da fotografia. Muitas lembranças existem apenas na memória das pessoas. Quando elas são registradas por meio da fotografia, passam a ser compartilhadas e preservadas para as próximas gerações”, observou.
O presidente ressaltou ainda que o concurso é aberto a profissionais, estudantes, amadores e apaixonados por fotografia, incentivando diferentes olhares sobre a cidade.
“É uma oportunidade para que estudantes, profissionais e amadores participem, mostrem seu talento e contribuam para fortalecer a imagem do comércio cuiabano. Além disso, os participantes ainda concorrem a uma importante premiação”, acrescentou.
Macagnam destacou ainda que o prêmio contribui para fortalecer a imagem do comércio cuiabano em todas as regiões da capital. Segundo ele, a iniciativa ajuda a valorizar empresários, trabalhadores e estabelecimentos que movimentam a economia local.
“Durante a pandemia, muitos comércios fecharam as portas e algumas regiões foram bastante impactadas. Este prêmio ajuda a resgatar essa essência do comércio cuiabano e a mostrar sua importância para a cidade. Hoje, temos polos comerciais fortes em diversos bairros, além dos shopping centers, e a CDL tem trabalhado para fortalecer tanto o comércio físico quanto a presença dos negócios locais no ambiente digital. Ao valorizar esses espaços por meio da fotografia, também valorizamos quem empreende, quem trabalha no setor e um segmento que é um dos maiores geradores de empregos e arrecadação do Estado”, pontuou em entrevista ao MT Econômico.
Para a diretora-conselheira da CDL Cuiabá, Maria Cândida Silva Camargo, o concurso também desempenha um papel importante na preservação da memória coletiva da cidade.
“Nós precisamos construir acervos fotográficos que contem a história do nosso comércio e da nossa cidade. Quem participa não está apenas concorrendo a uma premiação, mas contribuindo para preservar a cultura, a identidade e a memória de Cuiabá para as futuras gerações”, enfatizou à reportagem.
Segundo ela, o prêmio também abre espaço para a descoberta de novos talentos.
“Muitas vezes, uma pessoa que se considera amadora descobre aqui uma vocação. O fotógrafo tem a capacidade de enxergar além do que está diante dos olhos, registrando sentimentos, histórias e momentos que passam despercebidos pela maioria das pessoas”, comentou.
Representando o corpo de jurados, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Jaime Okamura, ressaltou a importância histórica da iniciativa e a ligação entre o comércio e o desenvolvimento da capital.
“A fotografia tem o poder de transformar momentos cotidianos em patrimônio histórico. O comércio sempre esteve diretamente ligado ao desenvolvimento de Cuiabá, e registrar essa realidade é uma forma de preservar a memória da cidade. Daqui a algumas décadas, essas imagens poderão mostrar às futuras gerações como era a vida, o trabalho e a dinâmica econômica da capital. Por isso, iniciativas como essa são tão importantes para a cultura, o turismo e a valorização da nossa identidade”, avaliou Okamura.
O MT Econômico ouviu também a vencedora da primeira edição do Prêmio CDL Cuiabá de Fotografia, Tatiana Herrera Santoro, que estava presente na abertura da segunda edição. A fotógrafa conquistou o primeiro lugar com a obra “Arco do Calçadão”. Ela afirmou que o reconhecimento foi um marco em sua trajetória profissional.
“Receber esse prêmio foi uma emoção muito grande e um momento que vou guardar para sempre. Ser a vencedora da primeira edição do Prêmio CDL Cuiabá de Fotografia teve um significado especial, porque representa o reconhecimento de anos de dedicação à fotografia, uma profissão que escolhi com o coração”, recordou. Veja aqui a matéria da primeira edição
Segundo Tatiana, a premiação vai além da conquista individual e reforça a importância da fotografia como ferramenta de preservação da memória e valorização da identidade local.
“Mais do que uma conquista pessoal, senti que esse prêmio valorizou o olhar de quem acredita na força das imagens para contar histórias, preservar memórias e destacar a beleza da nossa cidade. Sou muito grata à CDL Cuiabá pela iniciativa e pela oportunidade de mostrar meu trabalho. Esse reconhecimento me inspira a continuar fotografando com ainda mais paixão, sensibilidade e propósito”, ressaltou ao MT Econômico.
A fotógrafa também incentivou profissionais e amadores a participarem da segunda edição do concurso.
“Eu diria para participarem sem medo. Muitas vezes, uma fotografia que parece simples para quem a fez pode tocar profundamente quem a observa. Concursos como esse são oportunidades de compartilhar o seu olhar, contar histórias e acreditar no próprio trabalho. Independentemente do resultado, participar já é uma forma de crescimento e valorização da fotografia”, aconselhou.
Tatiana ainda elogiou a iniciativa da CDL Cuiabá por incentivar a produção fotográfica e fortalecer a cultura local.
“Essa iniciativa é extremamente importante para a valorização da fotografia e da cultura local. Agradeço à CDL Cuiabá por criar um espaço que reconhece e incentiva o talento dos fotógrafos, fortalecendo a arte e a identidade da nossa cidade”, finalizou.
Inscrições – As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da CDL Cuiabá (neste link) e em suas redes sociais.
Os participantes poderão inscrever até três fotografias inéditas e autorais, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento.
A premiação contemplará os três trabalhos mais bem avaliados pela comissão julgadora. O primeiro colocado receberá R$ 5 mil e vale-compras de R$ 1 mil. O segundo lugar será premiado com R$ 3 mil e vale-compras de R$ 500. Já o terceiro colocado receberá R$ 1 mil e vale-compras de R$ 300. Os resultados serão divulgados durante a cerimônia de premiação, marcada para o dia 19 de agosto.