• Home
  • Política
  • Abilio diz que prefeitura está pronta para assumir gestão da Santa Casa

Abilio diz que prefeitura está pronta para assumir gestão da Santa Casa

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta terça-feira (3) que a gestão municipal está à disposição para assumir a administração da Santa Casa, caso o governo de Mato Grosso decida não continuar à frente da unidade. Segundo ele, o hospital é essencial para o atendimento de alta complexidade na capital e não pode simplesmente parar de funcionar.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, disse que o Executivo está pronto para assumir a gestão da Santa Casa. (Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

“Desde o começo eu deixei a prefeitura à disposição para administrar a Santa Casa. Claro que isso depende do interesse do governo do estado, mas se eles não quiserem continuar, nós estamos prontos para assumir”, declarou.

Prefeito teme impacto do fechamento

Durante a entrevista, Abilio demonstrou preocupação com um eventual fechamento da Santa Casa. “Se um dia ela parar de funcionar, como vai ser o dia seguinte? O Hospital Central não vai absorver os serviços que são atendidos lá. A Santa Casa tem UTIs, centro cirúrgico, serviços de oncologia. É outra estrutura”, alertou.

WhatsApp Image 2025 01 29 at 15.53.41
O prefeito Abilio Brunini que assumir a gestão do Hospital Santa Casa, atualmente gerido pelo governo do Estado. (Foto: Joice Gonçalves)

O prefeito reforçou que, mesmo com a inauguração do novo Hospital Central, a Santa Casa continua sendo estratégica para a rede de saúde, especialmente por concentrar atendimentos em várias especialidades e cirurgias de urgência.

Governo confirma encerramento em setembro

Também nesta terça-feira, o governador Mauro Mendes (União) confirmou que o governo estadual irá fechar as portas da Santa Casa em setembro, com a inauguração do Hospital Central, em Cuiabá. Ele disse que a decisão já foi comunicada ao proprietário do imóvel e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

“O prédio não é nosso. Nós pagamos um aluguel e encerramos o contrato em setembro. Já comunicamos isso ao Tribunal Regional do Trabalho. O governo já informou que vai transferir e ampliar todas as atividades da Santa Casa para um prédio infinitamente melhor e operado pelo Albert Einstein”, afirmou Mendes.

A declaração reforça a intenção do Executivo de centralizar os serviços atualmente prestados na Santa Casa no novo hospital, que será gerido em modelo 100% SUS pela organização Albert Einstein. Ainda assim, Mendes disse que está aberto ao diálogo sobre a possível futura utilização do prédio da Santa Casa, que pertence à iniciativa privada.

  1. Governador reafirma fechamento da Santa Casa em setembro

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cáceres será palco da 1ª edição da COP Pantanal a partir de hoje

A cidade de Cáceres vai ser sede da 1ª edição da COP Pantanal – Saberes…

Milan quer Lewandowski, mas Barcelona impõe condição

Ideia do clube italiano é contratar atacante para janeiro de 2026 O Milan iniciou negociação…

Luiz Ovando fala sobre anistia, futuro político e federação União Progressista – Política de Primeira – Entrevista completa

Entrevistado desta semana no Podcast Política de Primeira, o deputado federal Luiz Ovando (PP) conversou…