• Home
  • Política
  • Abilio transforma IPDU em secretaria e anuncia troca no secretariado; 5ª mudança em 8 meses

Abilio transforma IPDU em secretaria e anuncia troca no secretariado; 5ª mudança em 8 meses

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL), anunciou nesta sexta-feira (15) novas mudanças em seu staff que envolve, não apenas troca de secretários, como a criação de uma nova pasta. O gestor municipal irá desmembrar o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, tornando a autarquia em uma secretária.

O prefeito Abilio Brunini criou uma nova secretaria e fez a 5ª troca de secretário. (Foto: Nathalia Okde/Primeira Página)

Para tanto, ele afirma que deve enviar à Câmara de Cuiabá nos próximos dias um projeto de lei que autoriza a separação.

Com a criação da nova pasta, Abílio promoveu mudanças no secretariado. A atual presidente do IPDU, a engenheira Lise Borkkoni, será nomeada secretária de Meio Ambiente, e José Afonso Portocarreiro, que hoje responde pela Secretaria de Meio Ambiente, passará a comandar o IPDU.

Segundo o prefeito, para ajudar na economia do município, as despesas das secretarias serão compartilhadas.

“É como se fosse dois círculos entrelaçados aonde a parte do meio é onde está o administrativo, financeiro e o jurídico”, explicou Abilio.

Qual será a função de cada pasta?

O IPDU ficará responsável pelo planejamento urbano da cidade, abrangendo o plano diretor, projetos especiais, a gestão do Morro da Luz e do Horto Florestal, o desenvolvimento de novas vias e a elaboração de planos estratégicos de mobilidade urbana.

Já a Secretaria de Meio Ambiente ficará focada na análise de projetos ambientais e urbanísticos, bem como no acompanhamento e na fiscalização de obras e serviços relacionados ao meio ambiente.

Segundo Abílio Brunini, o desmembramento e a troca no comando das pastas ocorre porque o então Portocarrero, estava sobrecarregado com todas as funções. “Ele [José Afonso Portocarreto] vai cuidar da parte do planejamento, do futuro de Cuiabá. Enquanto a Lise vai cuidar da parte do dia a dia, do trabalho, da profissão, do exercício do arquiteto”, explicou.

Entra e sai na prefeitura

Essa é a quinta troca no primeiro escalão municipal em oito meses de gestão. A última ocorreu na semana passada, quando ele demitiu a vice-prefeita, coronel Vânia Rosa, do cargo de secretária de Mobilidade Urbana (Semob).

Nesta sexta-feira (15), a prefeitura anunciou que o secretário de governo, Ananias Filho, assumirá provisoriamente a Semob. A nova titular será uma mulher, como já adiantou o próprio prefeito, e deve ser anunciada na próxima semana.

Vale lembrar que, Vânia foi a segunda a comandar a Semob. Ela entrou no lugar da agente de trânsito Regivânia Alves Venâncio, que deixou o cargo em abril para se dedicar a um tratamento de saúde. Atualmente, ela responde como adjunta da pasta.

Além das duas trocas na Semob, ainda houve mudanças no comando das Secretarias de Educação, de Saúde e, agora na Secretaria de Meio Ambiente.

Quem saiu e quem entrou?

Em abril, Amauri Monge substituiu a professora Evanilda Solange Dias na Secretaria de Educação. Os motivos da troca não foram informados.

Amauri Monge Fernandes
Amauri Monge foi o secretário que entrou no lugar da professora Evanilda Solange na Educação. Foto: Instagram

Na polêmica Secretaria de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio foi substituída por Daniella Carmona. A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa no Palácio Alencastro pelo prefeito.

Nova secretária de Saúde renuncia à repactuação e assegura cumprimento do TAC. (Foto: Reprodução)
Daniella Carmona foi a terceira troca da gestão Abilio e susbtituiu Lúcia Helana Barboza. (Foto: reprodução)
  1. Troca na Semob marca a 4ª mudança no secretariado de Abilio

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Associação condena atitude do governo americano contra Mais Médicos

A Associação dos Médicos Cubanos no Brasil (Aspromed) se posicionou contra as sanções impostas pelos…

Mesmo sem consenso, relator de novo Código Eleitoral quer votar texto na CCJ

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2021, pretende levar…

serviços médicos gratuitos acontecem em Sinop

A cidade de Sinop, no norte de Mato Grosso, deu início neste sábado (16) a…