O aniversário de 306 anos de Cuiabá, celebrado em 8 de abril, será marcado por um mutirão de limpeza em diferentes regiões da cidade.
A iniciativa foi definida pelo prefeito Abílio Brunini, que, no início do mandato — iniciado em janeiro de 2025 —, decretou calamidade financeira no município.
O plano foi discutido nesta quinta-feira (3) em reunião no Palácio Alencastro, com a presença do prefeito, secretários e representantes das instituições envolvidas.
Ao todo, devem passar por limpeza 45 praças públicas, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), canteiros centrais, ruas e pontos de descarte irregular de lixo.
A divisão das frentes de trabalho será feita conforme a complexidade de cada área. Espaços abertos, como praças, poderão ser limpos por voluntários e entidades sociais, enquanto locais que exigem maior estrutura — como unidades de saúde e bolsões de lixo — ficarão sob responsabilidade das equipes da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).
A força-tarefa também contará com apoio do Exército Brasileiro, das secretarias municipais, de 25 entidades já confirmadas e de vereadores. A mobilização oficial será no dia 8, mas a Limpurb já iniciou os trabalhos no dia 1º de abril.
-
Quer se qualificar? Curso para auxiliar em escritório está com inscrições abertas