• Home
  • Política
  • Antigo Nilo Póvoas será sede da futura Casa do Autista em Cuiabá

Antigo Nilo Póvoas será sede da futura Casa do Autista em Cuiabá

O tradicional prédio do antigo Colégio Estadual Nilo Póvoas, localizado na região central de Cuiabá, vai ganhar um novo propósito: sediar a futura Casa do Autista, projeto que pretende oferecer atendimento especializado e promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital mato-grossense.

Casa do Autista de Cuiabá será instalada no antigo Nilo Póvoas. (Foto: reprodução)

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pelo prefeito Abilio Brunini. Segundo ele, o imóvel será cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura de Cuiabá para implantação do projeto. A articulação foi conduzida pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, que liderou as tratativas junto ao governador Mauro Mendes (União Brasil).

O prédio, que está desativado há alguns anos, é reconhecido por sua localização estratégica – próximo ao Morro da Luz – e por sua importância histórica para a cidade.

Com dois andares, dezenas de salas, anfiteatro, quadra esportiva e amplo espaço externo, a estrutura foi considerada ideal para abrigar a Casa do Autista e outras ações voltadas à inclusão social.

“A gente quer transformar esse espaço em algo útil e bonito para a cidade, oferecendo atendimento digno às pessoas com autismo. É um prédio histórico, no coração de Cuiabá, que estava fechado e agora vai ganhar uma nova vida”, disse Samatha.

samantha iris esposa abilio
(Foto: Câmara de Vereadores Municipal de Cuiabá)

Inicialmente, a Casa do Autista seria no prédio da Unic Barão, onde será a nova secretaria de Saúde do município, e ainda outros projetos voltados para a áerea.

Modelo inspirado em boas práticas

A escolha do espaço e o projeto da Casa do Autista vêm sendo moldados a partir de referências positivas em outras cidades. Recentemente, Samantha realizou uma visita técnica a Balneário Camboriú (SC), onde conheceu a estrutura da associação Amor pra Down e a Casa do Autista local. A viagem buscou conhecer boas práticas no atendimento a pessoas com deficiência e inspirar ações similares em Cuiabá.

Segundo a primeira-dama, o próximo passo é buscar parcerias públicas e privadas para requalificar o imóvel e iniciar o funcionamento da unidade. “Com planejamento e carinho, dá pra fazer muita coisa aqui”, afirmou, destacando o potencial do espaço para ampliar políticas públicas de inclusão.

A expectativa da Prefeitura é que, após a revitalização do prédio, o local se torne uma referência não apenas para o público com TEA, mas também para iniciativas ligadas à assistência, acolhimento e cidadania na capital.

  1. Mãe cobra falhas no sistema de saúde de Cuiabá após filho ficar sem exame no HMC

  2. Vitória dentro de casa embala o Dourado na tabela da Série B

  3. Enem tem alta de 11,22% nas inscrições e alcança 4,8 milhões em 2025

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Civil prende mandantes de assassinato de advogado em Nova Ubiratã durante operação Procuração Fatal

Polícia Civil prende mandantes de assassinato de advogado em Nova Ubiratã durante operação Procuração Fatal…

MPF abre inquérito em Mato Grosso para apurar descumprimento da “lei dos 60 dias” no tratamento de câncer

MPF abre inquérito em Mato Grosso para apurar descumprimento da “lei dos 60 dias” no…

Curso do MPMT fortalece defesa das vítimas no Tribunal do Júri

Curso do MPMT fortalece defesa das vítimas no Tribunal do Júri – CenárioMT …