• Home
  • Economia
  • Aposta da Sodexo em ESG reduz consumo de 15 milhões de litros de água em um ano

Aposta da Sodexo em ESG reduz consumo de 15 milhões de litros de água em um ano

Garantir utensílios e ambientes higienizados, ao mesmo tempo em que se adota práticas ambientais e responsáveis, é um dos principais desafios do setor de serviços de alimentação e facilities, onde a francesa Sodexo é uma das líderes globais. Para auxiliar neste processo, a companhia fechou uma parceria ainda ano passado com a Ecolab, líder na área de consultoria de sustentabilidade, que oferece soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções.

Passado um ano, já colhe os primeiros frutos: a multinacional anunciou que o trabalho de ESG implementado na sede brasileira, localizada em São Paulo, economizou cerca de 15 milhões de litros de água (equivalente a 6 piscinas olímpicas) e redução de mais de 830 mil kg de CO₂,

O trabalho em conjunto entre as duas empresas também garantiu uma acentuada queda de quase 91 mil Kg de resíduos gerados com a limpeza, que representa mais de 2 milhões de garrafas PET de 2 litros, além de diminuir o tempo com procedimentos dedicados a limpeza em mais de 109 mil horas, o equivalente a 12.146 dias úteis. Outro ganho importante foi a economia no uso de energia em 1 milhão kWh, o suficiente para abastecer cerca de 330 residências por um ano.

“Seguimos firmes no desafio de impactar positivamente a vida de milhões de pessoas todos os dias. Com uma atuação orientada pela estratégia ESG da Sodexo no Brasil, chamada ‘Nosso Jeito de Cuidar da Vida’, nossas práticas e modo de fazer negócio estão sempre alinhados à geração de impacto positivo e ao desenvolvimento sustentável”, disse Andrea Krewer, CEO da Sodexo Brasil.

Para Alfredo de Matos, VP e responsável pela Ecolab para o Brasil, o objetivo da companhia, presente em cerca de 170 países, não é fazer apenas políticas ambientais sem objetivos estratégicos. Pelo contrário. A Ecolab entende que as práticas de ESG vem ganhando vantagem competitiva acima de tudo.

“A água é um recurso essencial e garantir seu uso responsável é parte central da nossa atuação. O trabalho realizado com a Sodexo demonstra como a eficiência hídrica e energética podem caminhar junto com a segurança e a qualidade da higiene e do serviço que chega ao consumidor final. Por meio de tecnologia, inovação e acompanhamento técnico contínuo, ajudamos nossos clientes a alcançarem resultados ambientais concretos,  como a economia de milhões de litros de água, além de transformar a sustentabilidade em vantagem competitiva para as empresas e gerar impactos positivos para o planeta”, disse o executivo.

Os impactos positivos renderam a Sodexo o reconhecimento no Prêmio R3, iniciativa da Ecolab baseado em resultados, retorno sobre investimento (ROI) e reconhecimento. Os projetos são avaliados de acordo com seu impacto na redução do consumo de água e energia, nas emissões de dióxido de carbono e/ou nos custos operacionais totais.

“Na Sodexo, temos metas claras de eficiência e sustentabilidade, por isso, buscamos constantemente soluções que nos ajudem a avançar nesse caminho. A parceria com a Ecolab tem sido um suporte importante nesse processo, pois contribui para que nossas operações sejam mais seguras, consistentes e alinhadas aos compromissos ESG que assumimos globalmente. Isso se traduz em ganhos de produtividade e rastreabilidade em nossas unidades, entregando ainda mais valor para nossos clientes”, afirmou Claudio Marcos Ferreira, diretor de Supply Management da Sodexo Brasil.

O programa desenvolvido entre as duas companhias contou com O TopMat™, Solid Power e Rinse Dry™, da linha de detergentes sólido/líquido e aditivos de secagem para limpeza mecânica de louças. Esses produtos diminuem a necessidade de um reforço na lavagem em comparação com concorrentes, resultando em menor consumo de água, energia e mão de obra. Também foi utilizado o Detergente ULTRA™, formulado para lavagem manual de louças, é um produto ultra concentrado, apresentado em bag de 10L. Essa característica diminui significativamente o uso de embalagens plásticas, além de reduzir recursos relacionados à produção, transporte e armazenagem.

Para a limpeza de pisos, a solução Sanitizing Wash & Walk™ e No Rinse foi a escolha mais eficaz para a higienização sem necessidade de enxágue, gerando economia de água e de tempo de trabalho.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Militar mobiliza operação especial do Enem em Rondonópolis

Polícia Militar mobiliza operação especial do Enem em Rondonópolis – CenárioMT …

MT Produtivo vai ter R$ 100 milhões para desenvolvimento da agricultura familiar

O governador Mauro Mendes afirmou que o financiamento de US$ 100 milhões com o Banco…

Náutico garante permanência de Muriel para ano de retorno à Série B

Depois de conquistar o acesso para a 154 de 2026, o 2247 agora foca na…