O armador Kyrie Irving, um dos destaques do Dallas Mavericks na atual temporada da NBA, iniciou o processo para começar a defender a Austrália — e não mais os Estados Unidos — visando os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. É o que revelou o CODE Sports.
“Estamos no processo disso agora, apenas tentando descobrir a melhor rota para eu ser elegível. Há muita papelada envolvida. Obviamente, os Estados Unidos ainda têm uma decisão a tomar, mas, para mim, estou apenas tentando fazer o que é melhor. Honestamente, se eu puder ser um australiano em um ponto da minha carreira e jogar pelo time australiano, isso seria ótimo”, declarou.
Irving foi campeão mundial, em 2014, na Espanha, e olímpico, em 2016, no Rio de Janeiro, vestindo as cores americanas, mas acabou sendo preterido e não foi a Paris 2024 com o elenco que conquistou o pentacampeonato consecutivo nos Jogos Olímpicos.
Além disso, o armador é nascido em Melbourne, em Victoria, na Austrália. Na atual temporada, Kyrie tem médias de 24,6 pontos, 4,8 rebotes, 4,8 assistências, 1,3 roubo e 0,4 toco em 44 partidas, permanecendo em quadra por 36,6 minutos por jogo.
Os Mavs chegaram à pausa do All-Star Weekend com 30 vitórias e 25 derrotas, aparecendo em oitavo lugar na Conferência Oeste, posição que leva ao play-in, a disputa pelas duas últimas vagas para os playoffs.