• Home
  • Esportes
  • Athletic vende 53,5% da SAF para empresário ligado a Vini Jr; veja detalhes

Athletic vende 53,5% da SAF para empresário ligado a Vini Jr; veja detalhes

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Athletic terá novo comando. Nesta segunda-feira (3), o clube de São João del-Rei confirmou venda de 53,5% das ações da SAF para o empresário Thássilo Soares, conhecido como Tatá. Ele é o responsável por cuidar da carreira do atacante Vini Jr., do Real Madrid e da Seleção Brasileira.

A informação da negociação foi antecipada pela Itatiaia nesse domingo (2). Antes da mudança, a SAF era controlada pela F&P Gestão Esportiva (68,5%), empresa criada por Fábio Mineiro, atual presidente da Sociedade, e Pierre Fernandes. O restante estava dividido entre Tiberis Holding (21,5%), Construtora Felipão (5%) e Athletic Club – associação (5%).

Novo sócio majoritário e controlador, Thássilo Soares deve contratar um Chief Executive Officer (CEO) para assumir a gestão do Athletic após a assinatura do contrato e a efetivação da operação. A F&P Gestão Esportiva segue com participação no Esquadrão de Aço, mas com porcentagem menor. Da mesma forma, Fábio Mineiro seguirá no clube como diretor de futebol e sócio-proprietário.

Ano de desafios para o Esquadrão de Aço

O ano de 2025 será o mais desafiador da história do Athletic. Além do Campeonato Mineiro, já em andamento, o clube disputará a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a chegada de Tatá à gestão, novos investimentos devem ser feitos no elenco e na infra-estrutura.

O estádio Joaquim Portugal, conhecido como Arena Sicredi, está em obras para ampliação das arquibancadas para receber os jogos da Série B. A capacidade mínima permitida na competição é de 6 mil espectadores. A casa do Athletic pode chegar a 7 mil lugares.

Outra prioridade da nova gestão será o maior investimento nas categorias de base, o que poderia ampliar as receitas do Athletic com vendas de atletas.

No momento, o Athletic é o líder do Grupo B do Campeonato Mineiro, com 12 pontos, à frente de América (11), Democrata-GV (2) e Itabirito (2).

O primeiro adversário do Esquadrão de Aço na Copa do Brasil será conhecido em sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol, na próxima sexta-feira (7), às 15h (de Brasília).

As mudanças na gestão do Athletic

Desde que se tornou SAF, em 2021, o Athletic passou por muitas mudanças em sua gestão. Recentemente, as duas empresas com maior parte das ações (F&P Gestão Esportiva e Tiberis Holding) divergiram na Justiça sobre a prioridade para aquisição do controle e sobre os investimentos realizados.

A seguir, um pequeno histórico das mudanças na composição da SAF:

21/12/2021

Athletic se transforma em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A empresa V2 Participações, dos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira, compra 49,9% das ações da nova empresa. A associação fica com 50,1% das ações.

11/6/2022

Victor Felipe Oliveira vende a participação que tinha na SAF do Athletic. À época, a empresa não informou como ficou a nova composição da SAF.

31/10/2022

Grupo FutBraz anuncia a aquisição de 90% das ações da SAF do Athletic.

  • 90% – Futbraz
  • 10% – associação

Outubro de 2023

Inclusão das empresas Lago de Minas e Construtora Felipão na composição da SAF.

12/01/2024

O Grupo Futbraz, detentor da maioria das ações do Athletic Club, vende 21,5% da participação na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para a Tiberis Holding.

  • 59,5% – Futbraz (50% Vinícius Diniz e 50% de Fábio Mineiro)
  • 21,5% – Tiberis Holding (do italiano Andrea Francese, presidente da Tiberis Holding)
  • 7% – Construtora Felipão
  • 7% – Família Lago de Minas
  • 5% – Athletic Club (associação)

20/8/2024

O Grupo Futbraz, dono da maioria das ações do clube, foi vendido para novos investidores e passa a se chamar F&P Gestão Esportiva.

Vinícius Diniz deixa o Conselho de Administração do clube e também o controle da Futbraz.

Fábio Mineiro, precursor do projeto do Athletic, assume a presidência da Sociedade Anônima do Futebol e passa a ser controlador da SAF, tendo Pierre Fernandes como sócio.

  • 59,5% – F&P Gestão Esportiva (Fábio Mineiro detém 51% das ações da F&P, e Pierre Fernandes tem 49%)
  • 21,5% – Tiberis Holding (grupo italiano)
  • 7% – Construtora Felipão
  • 7% – Família Lago de Minas
  • 5% – Athletic Club (associação)

Outubro de 2024

Nova composição da SAF após venda de 7% da Lago de Minas e 2% da Construtora Felipão para a F&P.

  • 68,5% – F&P Gestão Esportiva
  • 21,5% – Tiberis Holding (grupo italiano)
  • 5% – Construtora Felipão
  • 5% – Athletic Club (associação)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Verstappen se cala sobre punição polêmica no GP da Arábia Saudita

Max Verstappen optou por conter suas palavras em vez de expressar sua opinião após uma…

Tentativa de feminicídio mobiliza PM em Nova Mutum

Um homem de 49 anos foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio e lesão…

América Latina deve sofrer menos com guerra comercial de Trump, diz Ceal

A América Latina pode sofrer menos impactos com a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos,…