• Home
  • Economia
  • BDM: semana tem decisão de juros no Brasil e nos EUA

BDM: semana tem decisão de juros no Brasil e nos EUA

A semana promete ser agitada para o mercado financeiro global, com destaque para a chamada “Superquarta”, quando ocorrerão as decisões do Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos e do Comitê de Política Monetária (Copom) no Brasil.

Nos Estados Unidos, a expectativa é de manutenção da taxa de juros na faixa entre 4,25% e 4,5%. O Fed deve manter uma postura cautelosa, como seus dirigentes vêm sinalizando nas últimas semanas.

O foco estará no comunicado da reunião, que poderá esclarecer a posição do banco central americano em relação a possíveis cortes, manutenção ou até mesmo alta de juros.

No Brasil, o Copom deve confirmar o forward guidance dado em dezembro e elevar a taxa Selic em mais um ponto percentual, chegando a 14,25% ao ano. O mercado aguarda com expectativa o comunicado da reunião, que poderá sinalizar um ciclo mais curto de alta do juro.

Indicadores econômicos

O Banco Central brasileiro tem espaço para relaxar o conservadorismo, considerando os indicadores recentes que atestaram a desaceleração da atividade econômica a partir do quarto trimestre do ano passado.

Além disso, o real se valorizou diante do dólar e o mercado estabilizou as expectativas de inflação nas últimas semanas.

A semana também será marcada por decisões de política monetária em outros países, como Reino Unido, China e Japão. A expectativa geral é de manutenção das taxas de juros nesses países.

Orçamento 2025 e tensões políticas

Em Brasília, a atenção se volta para a votação da Lei Orçamentária de 2025. Apesar de boatos sobre um possível adiamento, o calendário prevê a análise pela Comissão Mista de Orçamento na terça-feira e a votação no plenário do Congresso na quarta-feira.

No entanto, entraves políticos podem atrasar esse cronograma. Ajustes feitos pelo governo no texto da lei orçamentária desagradaram a bancada ruralista, e há indefinições sobre os restos a pagar que podem ser resgatados por meio de um projeto de lei complementar.

O cenário econômico e político promete manter os mercados atentos ao longo da semana, com potenciais impactos nas decisões de investimentos e na condução da política econômica do país.

Tentativas de fraudes bancárias sobem 10,4% em 2024, diz Serasa

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil sobe quatro posições no Ranking Mundial de Competitividade Digital

O Brasil avançou quatro posições e alcançou o 53º lugar no Ranking Mundial de Competitividade…

Filipe Luís não condena Plata pela expulsão contra o São Paulo: ‘Foi sem querer’

Por outro lado, treinador rubro-negro chama atenção para os erros que vem tirando pontos da…

Prefeitura de Cuiabá promove Mutirão do Cadastro Único no distrito Nossa Senhora da Guia

Prefeitura de Cuiabá promove Mutirão do Cadastro Único no distrito Nossa Senhora da Guia –…