• Home
  • Economia
  • Bolsas da Ásia fecham em alta após dados econômicos positivos da China

Bolsas da Ásia fecham em alta após dados econômicos positivos da China

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (17), após dados econômicos positivos da China, embora tenham apagado boa parte dos ganhos de mais cedo após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que seguirá impondo mais tarifas.

Liderando o movimento na Ásia, o índice sul-coreano Kospi avançou 1,73% em Seul, a 2.610,69 pontos, com a ajuda de ações de eletrônicos e ligadas à tecnologia, enquanto o japonês Nikkei subiu 0,93% em Tóquio, a 37.396,52 pontos, o Hang Seng mostrou alta de 0,77% em Hong Kong, a 24.145,57 pontos, e o Taiex registrou ganho de 0,69% em Taiwan, a 22.118,63 pontos.

Na China continental, os mercados tiveram altas apenas modestas, de 0,19% no caso do Xangai Composto, a 3.426,13 pontos, e de 0,14% no do menos abrangente Shenzhen Composto, a 2.112,30 pontos.

No primeiro bimestre, a indústria e o setor varejista chineses tiveram desempenho melhor do que o esperado. Além disso, o governo chinês anunciou um plano de iniciativas com o objetivo de impulsionar o consumo na segunda maior economia do mundo.

Embora o apetite por risco tenha prevalecido na Ásia, as bolsas perderam força ao longo do pregão após Trump reiterar que irá adiante com o plano de adotar as chamadas “tarifas recíprocas”, no dia 2 de abril, apesar de temores sobre seu impacto econômico e no mercado financeiro.

Em entrevista à NBC, exibida no fim de semana, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse não estar preocupado com o recente tombo do mercado acionário americano em meio a incertezas sobre a guerra tarifária deflagrada por Trump.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo segundo pregão consecutivo, com avanço de 0,83% do S&P/ASX 200 em Sydney, a 7.854,10 pontos.

Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil sobe quatro posições no Ranking Mundial de Competitividade Digital

O Brasil avançou quatro posições e alcançou o 53º lugar no Ranking Mundial de Competitividade…

Filipe Luís não condena Plata pela expulsão contra o São Paulo: ‘Foi sem querer’

Por outro lado, treinador rubro-negro chama atenção para os erros que vem tirando pontos da…

Prefeitura de Cuiabá promove Mutirão do Cadastro Único no distrito Nossa Senhora da Guia

Prefeitura de Cuiabá promove Mutirão do Cadastro Único no distrito Nossa Senhora da Guia –…