• Home
  • Economia
  • Bolsas da Ásia fecham em alta após reunião de Xi com líderes de tecnologia

Bolsas da Ásia fecham em alta após reunião de Xi com líderes de tecnologia

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira (17), após reunião do presidente chinês com líderes empresariais de tecnologia e dados de crescimento do Japão melhores do que o esperado.

Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,27%, a 3.355,83 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,75%, a 2.048,64 pontos, em meio ao clima positivo gerado por uma reunião do presidente Xi Jinping com executivos de múltiplas empresas de tecnologia do país, incluindo Alibaba, Tencent, Xiaomi, Huawei e também DeepSeek, a startup que surpreendeu o mundo com seus modelos de inteligência artificial (IA) no fim do mês passado.

Já o Nikkei teve ligeira alta de 0,06% em Tóquio, a 39.174,25 pontos, impulsionado por ações do setor financeiro, uma vez que o desempenho melhor do que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) japonês ampliou as chances de o Banco do Japão (BoJ) elevar juros em ritmo mais veloz.

Levantamento preliminar mostrou que o PIB do Japão cresceu 0,7% entre outubro e dezembro em relação aos três meses anteriores, superando a previsão de analistas, de acréscimo de 0,2%. Em termos anualizados, a economia japonesa teve expansão de 2,8% no período.

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi avançou 0,75% em Seul, a 2.610,42 pontos, em seu quinto pregão consecutivo de ganhos, e o Taiex registrou alta de 1,52% em Taiwan, a 23.505,33 pontos.

O Hang Seng ficou praticamente estável em Hong Kong, com baixa marginal de 0,02%, a 22.616,23 pontos, mas apenas a Tencent saltou quase 4% após a empresa anunciar que começou a testar a integração da IA da DeepSeek em seu aplicativo de mensagens, o Weixin.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, interrompendo uma sequência de quatro sessões positivas. O S&P/ASX 200 caiu 0,22% em Sydney, a 8.537,10 pontos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

‘O Brasil precisa tomar vergonha na cara’, diz Coronel Assis sobre avanço das facções criminosas

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil-MT) afirmou que o Brasil “precisa tomar vergonha na…

Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica

Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica – CenárioMT …

Orçamento para 2026 é o menor apresentado pelo governo nos últimos 10 anos

O Governo de Mato Grosso do Sul apresentou o orçamento de 2026, que desta vez…