Glorioso acerta troca de metodologias e intercâmbio com a Academia Javier Mascherano
O Botafogo abriu um novo capítulo no plano de internacionalização de sua base ao anunciar um acordo com a Academia Javier Mascherano, na Argentina. A iniciativa estabelece cooperação direta entre os dois e garante mais uma forma de a SAF alvinegra encontrar jovens talentos para contratá-los para as divisões de base, de olho em revelações que possam chegar aos profissionais e também num lucro futuro com venda.
O movimento reforça o foco do Botafogo em expandir sua rede de observação no continente. Esse é um dos focos da administração para ganhar dinheiro e já rendeu frutos, como as chegadas de Montoro, Jordan Barrera, diretamente para os profissionais, bem como do <a jovem panamenho Kadir, que chegou para a base em 2024 e já estreou no time principal.
A Academia Javier Mascherano
O clube é federado na Argentina e disputa torneios de categorias de base, tendo como objetivo oferecer uma infraestrutura completa para atletas em formação. Há no local alojamentos, áreas médicas, espaços de treinamento físico e salas de apoio educacional.
<a Leia também: De volta à Série A, Athletico-PR quer atacante do Botafogo
O projeto, localizado na cidade de Lincoln, busca por jovens talentos de diferentes regiões da Argentina e mantém parcerias internacionais para ampliar o caminho até o futebol profissional.
Primeiras iniciativas do Botafogo
A programação inicial da parceria entre Glorioso a AJM prevê uma semana de imersão na estrutura da academia do clube argentino. Técnicos do Botafogo vão participar da rotina de treinamentos e conduzir atividades conjuntas com a comissão local, observando atletas e incorporando práticas de avaliação utilizadas no clube brasileiro.
Além das sessões práticas, estão previstas palestras e encontros direcionados ao trabalho de prospecção, metodologias de treino e transição da base ao profissional. O objetivo é alinhar conceitos e mapear oportunidades de evolução técnica.
De olho no futuro
Também haverá uma integração de processos, assim como a possibilidade de intercâmbio de jogadores, com jovens argentinos indo treinar no Brasil.
“A AJM tem histórico comprovado de revelar atletas que hoje atuam em clubes da primeira divisão e no exterior. Essa colaboração reforça o intercâmbio técnico entre Brasil e Argentina, países que compartilham a mesma essência no futebol: técnica, intensidade e paixão“, ressaltou o diretor de escolas e parcerias do Botafogo, Diego Mello.
Já para o diretor esportivo da AJM, Walter Tamer, o acordo representa uma chance de aprofundar a troca de experiências.
“Estamos muito satisfeitos por continuar ampliando nossa rede de alianças com clubes do nível do Botafogo. Trabalhamos para aperfeiçoar continuamente nosso método de formação e o intercâmbio de experiências com clubes de alcance internacional nos enriquece e nos entusiasma“, comentou.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia