O cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, recebeu o troféu do 13º Prêmio Cultural Liberatum, realizado em Londres, na noite dessa quarta-feira (15). A premiação foi entregue pela cantora Anitta e representa a honraria pelo impacto do líder Kayapó na preservação da cultura indígena e na proteção ambiental.
Os familiares do cacique aproveitaram o momento para cantar um canto sagrado na língua tradicional, ao lado da cantora.
Durante o discurso de agradecimento, Raoni reforçou a luta pelos direitos dos povos indígenas e revelou o desejo de que seu legado continue mesmo após a morte.
“Desde jovem, viajei o mundo levando essa mensagem e, agora, aos 93 anos, continuo firme nesse caminho. Esta viagem a Londres faz parte dessa missão. Recebo esta homenagem com gratidão, mas também com com urgência. A Amazônia está sob ameaça, e meu povo precisa de apoio para continuar cuidando da nossa terra. Estamos lançando o Fundo Legado Cacique Raoni para garantir que essa luta continue, mesmo quando não estiver mais aqui. Estou muito cansado e assim que eu deixar esse mundo, quero muito que meus netos, filhos e sobrinhos continuem com o meu legado de defender nosso território”, declarou.
Anitta foi a única brasileira entre os coanfitriões, ao lado do diretor Martin Scorsese, os atores o Pierce Brosnan e Benedict Cumberbatch, as atrizes Sharon Stone e Rossy de Palma, a editora-chefe da British Vogue Chioma Nnadi, a ativista Bianca Jagger, a produtora Trudie Styler, a modelo e atriz Paris Jackson, o ambientalista Zac Goldsmith, o filantropo Johan Eliasch e a Baronesa Young of Hornsey.



-
Raoni pede intervenção de Lula para demissão de coordenador de Distrito Indígena
-
Após protestos liderados por Raoni, Ministério da Saúde exonera chefe de DSEI
-
Luciano Huck e Anitta participam de ritual indígena fúnebre no Xingu
-
Cacique Raoni entrega cocar a Lula em sinal de respeito; veja vídeo