• Home
  • Economia
  • Café, carne e óleo são principais produtos que impactam o bolso das pessoas

Café, carne e óleo são principais produtos que impactam o bolso das pessoas

O consumidor brasileiro tem enfrentado um aumento significativo no preço dos alimentos e isso faz com que grande parte deles tenha que buscar alternativas e ajustar os hábitos de consumo ao fazer comprar no supermercado.

Segundo estudo do Reclame AQUI, o café foi o que mais pressionou o bolso dos brasileiros, com o encarecimento do produto apontado por 83,46% das pessoas.

A lista de compras “inflacionada” segue com a carne, indicada por 82,02% dos consumidores, enquanto o aumento dos preços nos óleos e azeites pesaram para 67,52% deles.

Frutas, legumes e verduras, grãos, laticínios e ovos também foram produtos que impactaram o bolso daqueles que foram ao supermercado fazer comprar.

Isso fez com que pouco mais de 28% dos consumidores parasse de consumir alguns alimentos, além de terem que diminuir a compra de muitos itens e trocar algumas marcas por opções mais baratas.

O grupo Alimentos e Bebidas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma alta de 0,96% em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — quinto mês consecutivo de avanço nestes preços.

Buscando outras saídas a esse cenário, os entrevistados pelo estudo ainda apontaram que têm deixado de viver momentos de lazer e reduzido idas ao supermercado.

O estudo ainda mostrou que quase 59% dos consumidores tem realizado uma reorganização financeira para poder se alimentar com qualidade, enquanto outras pessoas têm optado por fazer mais pesquisas de preços e compras em diferentes estabelecimentos.

E esse cenário parece que não dará folga por tão cedo. Conforme o levantamento, 83,78% das pessoas indicaram que essa alta de preços deve continuar nos próximos meses.

Segundo o Reclame AQUI, essa alta dos alimentos não só impacta os lares como também outros setores da economia, a exemplo do varejo, serviços, lazer e entretenimento.

“E até levar à inadimplência, já que pode gerar dificuldade do planejamento financeiro pessoal e familiar, deixando outras contas de lado”, acrescentou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cesta básica em Cuiabá chega a R$ 844,04 e estabelece novo recorde

Após um breve recuo na última semana, a terceira semana de abril registrou mais um…

Embaixador da China nos EUA alerta sobre retaliação caso escalada continue

O embaixador da China nos Estados Unidos, Xie Feng, pediu a Washington que busque um…

Ferrari no pódio e recorde de Piastri: veja os números do GP da Arábia

Oscar Piastri, da McLaren, foi o grande vencedor do Grande Prêmio da Arábia Saudita deste…