• Home
  • Economia
  • Campos Neto é autorizado a dar palestras após deixar o Banco Central

Campos Neto é autorizado a dar palestras após deixar o Banco Central

A Comissão de Ética Pública (CEP) autorizou o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a atuar como palestrante em eventos organizados por Riverwood Capital, Mondelez e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A decisão foi tomada em reunião realizada no dia 27 de janeiro.

Campos Neto foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi o primeiro banqueiro central indicado por ex-governo a trabalhar com o Executivo diferente. O economista deixou o cargo em 31 de dezembro de 2024, após cinco anos no cargo. No lugar dele, Gabriel Galipolo, que foi número dois no ministério da Fazenda e indicado pelo presidente Lula, assumiu a posição.

 

 

A consulta à CEP foi feita para avaliar se sua participação nos eventos configuraria conflito de interesse.

Na decisão, o órgão concluiu que não há impedimentos para que Campos Neto atue como palestrante, desde que respeite restrições ao uso de informações sigilosas obtidas durante sua passagem pelo setor público.

A CEP o alertou para observar “o dever de abstenção quanto à divulgação e utilização de informações privilegiadas” e evitar qualquer ação que possa gerar “dúvidas razoáveis por parte da sociedade quanto à integridade e transparência da Administração Pública”.

Com a autorizacao, Campos Neto poderá participar dos eventos entre março e maio deste ano. As palestras estão previstas para 6 de março em São Paulo (IBGC), 18 de abril nos Estados Unidos (Riverwood Capital) e 22 de maio novamente em São Paulo (Mondelez).

Comissão de ética

A Comissão de Ética Pública é um órgão vinculado à Presidência da República responsável por zelar pela conduta de autoridades do alto escalão do governo federal. Entre suas atribuições, estão a análise de eventuais conflitos de interesse e a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal, podendo impor sanções e recomendar medidas para preservar a integridade da administração pública.

 

Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dólar perde força no mundo repercutindo críticas de Trump a Powell

O dólar perde força frente a uma série de moedas ao redor do mundo nesta…

Flamengo enfrentará Botafogo-PB em São Luís pela Copa do Brasil; entenda

O Flamengo vai voltar para São Luís! Após protestos da torcida por conta dos altos…

Lucas do Rio Verde se destaca entre as cidades mais arborizadas do Brasil, segundo IBGE

Em meio ao contraste entre a rica biodiversidade da Amazônia Legal e os baixos índices…