• Home
  • Esportes
  • CBF reage às críticas por punição a atletas que subirem na bola

CBF reage às críticas por punição a atletas que subirem na bola

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu nota oficial neste domingo (6) para justificar a decisão de punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola em partidas do Campeonato Brasileiro.

De acordo com a entidade que comanda o futebol no país, a decisão seguiu parâmetros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

“A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na sexta-feira (4) seguindo a mesma linha de instrução da Conmebol, que recomendou aos árbitros punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola nas partidas organizadas pela entidade continental. O objetivo da Comissão de Arbitragem é orientar clubes e árbitros participantes das competições coordenadas pela CBF, sobretudo contribuindo com os clubes brasileiros que disputam as competições coordenadas pela CONMEBOL, incluindo a Seleção Brasileira, em todas as suas categorias”, diz parte da nota da CBF.

A CBF enviou ofício aos clubes brasileiros nos últimos dias informando sobre a decisão de punir os atletas que subirem na bola durante as partidas de torneios organizados pela entidade.

Na partida que decidiu o Campeonato Paulista há pouco mais de uma semana, na Neo Química Arena, o atacante holandês Memphis Depay usou desse artifício durante o confronto entre Corinthians e Palmeiras.

Após bater o adversário no Allianz Parque por 1 a 0 na ida, o time alvinegro segurou o empate 0 a 0 no duelo de volta e ficou com o título estadual.

Pentacampeão do mundo e Neymar criticam decisão

Denílson, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira, conhecido pelo estilo ousado e pelos dribles descontraídos em campo, usou suas redes sociais para lamentar o que considera o “engessamento” do jogo. Em tom saudosista, relembrou o futebol de sua época e levantou uma série de perguntas retóricas:

“Denílson, por que não há jogadores como antes? Por que o futebol mudou tanto desde a sua época? Por que os jogadores não têm a mesma personalidade? Tá aí: mais uma pra tirar a graça do NOSSO FUTEBOL! Melhor pegar a bola e tocar mesmo”, escreveu.

Além de comentar o impacto técnico da nova diretriz, o ex-jogador também criticou o argumento da CBF de que o gesto causaria “transtornos generalizados” nas partidas:

“Na vida, mas especificamente no futebol, você precisa ter controle emocional, porque o adversário vai fazer de tudo pra tirar você do sério… faz parte. Agora, punir??? Enfim…”

A manifestação de Neymar nos comentários fortaleceu o coro de insatisfação. O craque, que tem o drible como uma de suas marcas registradas, reforçou o incômodo com a crescente limitação às jogadas criativas e provocativas: “O futebol está ficando cada vez mais chato, muito nhênhênhê”.

Neymar comenta publicação de Denílson • Foto: Reprodução / Instagram

Leia a nota completa emitida pela CBF sobre punição pelo ato de subir na bola

A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na sexta-feira (4) seguindo a mesma linha de instrução da Conmebol, que recomendou aos árbitros punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola nas partidas organizadas pela entidade continental.

O objetivo da Comissão de Arbitragem é orientar clubes e árbitros participantes das competições coordenadas pela CBF, sobretudo contribuindo com os clubes brasileiros que disputam as competições coordenadas pela CONMEBOL, incluindo a Seleção Brasileira, em todas as suas categorias.

Na semana passada, a CONMEBOL orientou os árbitros Internacionais e assessores atuantes nas competições continentais (Copa Libertadores e Sul-Americana) da necessidade do cumprimento da medida técnica e disciplinar, tiro livre indireto e cartão amarelo, respectivamente, quando um atleta realizar o referido ato.

No último domingo (30), um jogador brasileiro e um boliviano foram advertidos com cartão amarelo em uma partida do Sul-Americano Sub-17, por esta ação em dois momentos distintos da mesma partida.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morte de bebê no Norte de Mato Grosso foi causada por asfixia ao aspirar leite materno, aponta IML

Exames do Instituto Médico Legal (IML) de Sorriso, Mato Grosso, identificaram que a causa da…

DF tem a maior média de empréstimos no consignado CLT no país, diz governo

O Distrito Federal registrou a maior média de valor contratado no programa de empréstimo consignado…

Dublador revela o que foi dito na treta entre Zubeldía e árbitro; veja

O São Paulo empatou sem gols com o Atlético Mineiro no último domingo (6), no…