• Home
  • Política
  • Chamada de ‘bosta’ por prefeito, UFMT rebate: referência no ensino

Chamada de ‘bosta’ por prefeito, UFMT rebate: referência no ensino

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) rebateu, nessa terça-feira (19), uma fala considerada desrespeitosa do prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL). Durante entrevista coletiva na Câmara de Vereadores, o chefe do Executivo se referiu à universidade como uma “bosta” e que “os mais abastados que conseguem entrar”.

Por meio de nota, a UFMT afirmou que as declarações de Abilio desqualificam, de maneira genérica e ofensiva, o trabalho de milhares de docentes, técnicos e estudantes que hoje atuam em todos os setores da vida social.

Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, diz que UFMT é uma bosta. (Foto: Primeira Página).

“A UFMT é referência regional e nacional em ensino, pesquisa e extensão, articulando-se permanentemente com os desafios da sociedade mato-grossense: da saúde pública ao agronegócio, da cultura à inovação tecnológica, da defesa do meio ambiente à formação de professores que sustentam a educação básica em centenas de municípios”, diz trecho da nota.

Fala tem repercussão negativa

A fala de Abilio Brunini gerou repercussão negativa entre parlamentares e outras organizações públicas. Um dos primeiros a repudiar a fala de Abilio foi o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), que se formou, fez mestrado e lecionou na Faculdade de Direito da UFMT. Ele afirmou ter telefonado para Abilio para cobrar uma correção pública.

A Faculdade de Direito emitiu uma nota de repúdio classificando as falas como “ofensivas, inverídicas, irresponsáveis e desrespeitosas” com a comunidade acadêmica.

ufmt
A UFMT é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos em Mato Grosso. (Foto: Reprodução)

O diretor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, Cristóvão de Almeida, publicou um vídeo defendendo universidade. “Temos o compromisso com nossos estudantes, técnicos, docentes e toda a comunidade universitária. Chega de ataques”, disse.

O deputado Lúdio Cabral também se manifestou por meio das redes sociais dizendo que “atacar uma instituição pública tão importante não só para comunidade acadêmica, mas para toda sociedade, é no mínimo covardia”.

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) desta quarta-feira (20), o deputado Júlio Campos (UB), fez um manifesto de solidariedade a UFMT durante fala na Tribuna. Para ele, “atacar a UFMT é atacar a educação e o futuro de Mato Grosso”.

O deputado federal Emanuelzinho (MDB), disse que a fala do prefeito Abilio mostra extremo desconhecimento, despreparo e desrespeito. “Ao invés de se propor enquanto prefeito realizar parcerias que ajudem no fortalecimento da educação universitária, ele faz deboche e palhaçada”, disse.

Depois de toda a repercussão, Abilio publicou um vídeo no seu Instagram explicando a fala que deu em coletiva na Câmara.

“Meu comentário sobre a UFMT é sobre os dias de hoje onde a militância política partidária parece ser a prioridade”, alegou. Ele ainda defendeu sua fala apresentando casos de polícia ocorridos no campus da universidade.

  1. Lucas do Rio Verde terá campus da UFMT com quatro cursos de graduação; veja quais são

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sorriso sediará etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Sorriso sediará etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica – CenárioMT …

Mesmo já regulamentada, mudança de sexo em crianças é tema de projeto na ALMT

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram na sessão desta quarta-feira (20),…

Ministério Público de Mato Grosso instala inquérito para apurar condições de segurança da Usina de Colíder

Ministério Público de Mato Grosso instala inquérito para apurar condições de segurança da Usina de…