• Home
  • Economia
  • CNI: indústria sinaliza falta de confiança e alerta sobre investimentos

CNI: indústria sinaliza falta de confiança e alerta sobre investimentos

Empresários da indústria consultados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) demonstraram pessimismo pelo segundo mês consecutivo. Na passagem de janeiro para fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) manteve-se em 49,1 pontos.

Quando o indicador fica abaixo de 50 pontos, indica que os empresários consideram que as condições atuais são piores do que há seis meses.

Na avaliação da especialista em Políticas e Indústria da CNI, Cláudia Perdigão, o pessimismo dos empresários impacta as decisões de negócio do setor industrial, somado à desaceleração dos investimentos.

“Em um cenário de baixa confiança, espera-se desaceleração de investimentos. Após 2024 registrar evolução muito positiva deste indicador, essa queda na confiança pode impactar o andamento dos projetos que não foram executados no ano passado e ficaram para 2025. Isso acende um sinal de alerta para os próximos meses”, diz.

No período, o Índice de Condições Atuais subiu 0,2 ponto, para 44,4 pontos. Já o Índice de Expectativas segue em 51,5 pontos, o que demonstra que os empresários têm perspectivas positivas para os próximos seis meses.

O ICEI é uma pesquisa mensal da CNI que mede a confiança dos empresários da indústria.  Foram consultadas 1.108 empresas do setor, das quais são 447 de pequeno porte, 414 de médio porte e 247 de grande porte. A pesquisa foi realizada entre 3 e 7 de fevereiro de 2025.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio em Comodoro

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio em Comodoro – CenárioMT Lucas…

artistas podem vender obras para acervo de museus em MS

Artistas sul-mato-grossenses vão poder vender pinturas, esculturas, fotografias, gravuras e desenhos para o acervo artístico…

Barclays tem lucro e receita acima do esperado no 4º tri

O Barclays teve lucro antes de impostos de 1,66 bilhão de libras no quarto trimestre…