• Home
  • Política
  • Cobrança da taxa de lixo pode acabar em Cuiabá; decisão sai nesta 5ª

Cobrança da taxa de lixo pode acabar em Cuiabá; decisão sai nesta 5ª

A Câmara de Vereadores de Cuiabá vota nesta quinta-feira (3) o projeto de lei complementar que prevê o fim da cobrança da taxa de lixo na capital mato-grossense.

A Locar Saneamento Ambiental informou que apresentará ainda hoje um plano emergencial à prefeitura. (Foto: Reprodução)

Na terça-feira (2), as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) emitiram pareceres favoráveis à aprovação do texto encaminhado pelo Executivo municipal.

“Espero que esse projeto seja aprovado. É um presente para o município de Cuiabá, e vamos revogar a taxa de lixo”, declarou o prefeito Abilio Brunini (PL), em entrevista à TV Centro América.

De acordo com o gestor, a revogação da taxa deve entrar em vigor assim que for encerrado o período de calamidade financeira, decretado no início da atual gestão.

A relatora do projeto na CCJR, vereadora Samantha Iris (PL), destacou que o projeto agora atende a todos os critérios técnicos e de constitucionalidade. O parecer foi acompanhado pelo vice-presidente da comissão, vereador Marcrean Santos (MDB).

Entenda a lei

A taxa de coleta de lixo foi instituída em 2022, aprovada pela Câmara e sancionada pelo então prefeito Emanuel Pinheiro. O valor era cobrado por meio da fatura de água e esgoto, com os seguintes valores:

  • R$ 10,60 — para imóveis com três coletas semanais;
  • R$ 21,20 — para seis coletas semanais.
  1. Abilio quer derrubar taxa do lixo em Cuiabá

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abertura Oficial da 1ª Expoind: um Marco para a Indústria de Mato Grosso

Nesta terça-feira, 4 de novembro, Cuiabá foi palco da abertura oficial da 1ª Feira de…

Defesa 'intransponível' do Arsenal iguala marca de 122 anos

Depois de passar um mês todo quase sem deixar os adversários chutarem contra seu gol,…

Brasil precisa de política ambiental moderna

Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e…