• Home
  • Economia
  • Conheça a Dieta Mediterrânea que torna o menu do restaurante Myk mais saudável

Conheça a Dieta Mediterrânea que torna o menu do restaurante Myk mais saudável

Dona do primeiro restaurante de São Paulo dedicado à alta gastronomia grega, a chef e empreendedora Mariana Fonseca transformou sua experiência adquirida em anos de viagens e imersões pela Grécia em uma proposta gastronômica alinhada ao estilo de vida saudável e prazeroso que define o Mediterrâneo. Agora, além de unir sabor e saúde, ela põe o foco na longevidade.

A partir de 10 de novembro, o restaurante Myk, inaugurado em 2013, oferece um menu especial criado em parceria com a nutricionista Emília Maluf. Juntas, elas desenvolveram oito receitas, quatro entradas e quatro pratos principais, que seguem os princípios da Dieta Mediterrânea, valorizando ingredientes sazonais, equilíbrio nutricional e sabor autêntico.

Prato da Dieta Mediterrânea elaborado para o Myk em parceria com a nutricionista Emília Maluf

“A culinária grega é conhecida como uma das mais saudáveis do mundo e associada ao estilo de vida de regiões como Ikaria, uma das cinco blue zones do planeta”, afirma Mariana. Blue zones são lugares onde se vive por mais tempo e com menos doenças. Nessa ilha do Mar Egeu, um em cada três habitantes chega pelo menos aos 90 anos. Entre os ikarianos, a taxa de demência é a menor do mundo e são raríssimos os casos de câncer ou doenças cardíacas. Claro que fatores genéticos e hábitos podem contribuir, mas a dieta é parte dos fatores que fazem a diferença.

Com ingredientes e preparos inspirados nesse estilo de vida, o novo cardápio do Myk custa R$ 96 no almoço de segunda a sexta (exceto às quintas). O valor inclui entrada e prato principal. Há opções como tabule grego com tomate-cereja, amêndoas e ervas, lentilha com romã e burrata, crudo de atum com iogurte e hummus com espinafre e ovo cozido. Entre os principais, peixe branco grelhado com brócolis e queijo feta, camarão com salsa de tomate e hortelã, peito de frango marinado com briam (combinação de vegetais, figo e nozes) e orzo com cogumelos e especiarias. Para cada prato, o menu informa o valor calórico.

Formada em administração hoteleira, Mariana trabalhou no grupo Leopolldo e chegou a ser chef do extinto Leopolldina antes de decidir aprofundar seus estudos na Grécia. Até hoje, ela mantém uma casa em Mykonos e viaja com frequência ao país para reciclar receitas e manter viva a conexão com a origem de sua inspiração. No Myk, suas criações são acompanhadas de vinhos produzidos na região. São cerca de 150 rótulos, entre gregos, israelenses e libaneses, que tornam a experiência gastronômica ainda mais completa.

Enquanto o Myk oferece uma experiência que nutre corpo e alma de maneira mais refinada, é no Kouzina que Mariana democratiza o acesso à vibrante culinária grega. Inaugurado dois anos depois do Myk, tem uma proposta mais acessível e até já recebeu o prêmio Comer & Beber da revista Veja São Paulo na categoria restaurante bom e barato. Ambos ficam na mesma rua dos Jardins, em São Paulo, e merecem ser conhecidos.

Para Mariana, comer bem é um ato de autocuidado, o que fica evidente na estética de seus restaurantes: paredes brancas, mobiliário confortável e clima solar convidam a desacelerar e a saborear a comida sem pressa, no mesmo espírito que inspira a longevidade dos povos mediterrâneos.

Serviço
Myk (@mykrestaurante)
Rua Peixoto Gomide, 1972, Jardins, São Paulo; tel.: (11) 94801-1111

Kouzina (@kouzinamyk)
Rua Peixoto Gomide, 1710, Jardins, São Paulo; tel.: (11) 2935-0888

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Náutico garante permanência de Muriel para ano de retorno à Série B

Depois de conquistar o acesso para a 154 de 2026, o 2247 agora foca na…

Aposta da Sodexo em ESG reduz consumo de 15 milhões de litros de água em um ano

Garantir utensílios e ambientes higienizados, ao mesmo tempo em que se adota práticas ambientais e…

Sinop tem sábado nublado e chance de chuva de 50%

Sinop tem sábado nublado e chance de chuva de 50% – CenárioMT …