• Home
  • Política
  • contrato do transporte coletivo de Várzea Grande é prorrogado até 2027

contrato do transporte coletivo de Várzea Grande é prorrogado até 2027

O transporte coletivo de Várzea Grande passa por uma reestruturação após a Prefeitura firmar um acordo com a empresa União Transporte, mediado pela mesa técnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que prevê o pagamento de uma dívida acumulada de aproximadamente R$ 20 milhões. O valor corresponde, principalmente, a benefícios como passe-livre estudantil, gratuidades para idosos e isenções tarifárias.

Para quitar o débito, a gestão municipal estabeleceu um parcelamento em 24 vezes e prorrogou o contrato com a concessionária até 2027, como forma de garantir a execução do acordo e permitir novos investimentos no sistema.

Prefeita Flávia Moretti fez acordo com empresa de transporte – Foto: Instagram/Reprodução

Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o resultado da conciliação já é visível. “Conseguimos melhorias quase imediatas. Em 60 dias já tivemos um acréscimo de oito ônibus, chegando a 58 veículos em circulação”, afirmou.

A prefeita também destacou que o acordo inclui estudos para ampliação de linhas e reforço na qualidade do serviço prestado. “A empresa e a prefeitura entenderam a necessidade de modernização, de ampliar a frota, de melhorar as rotas e de prestar um serviço mais digno à população”, disse Flávia durante a formalização do acordo, na segunda reunião com o TCE-MT.

Nova licitação não está descartada

Apesar da renovação contratual, Flávia Moretti reforçou que a nova licitação para o transporte público não está descartada. O processo depende da elaboração de um novo Plano de Mobilidade Urbana, ainda pendente de contratação.

“O Ministério Público sabe da dificuldade de fazer uma nova concessão sem esse plano. Mas, com o apoio técnico do Tribunal de Contas, conseguimos entregar uma solução quase imediata à população, dentro de um contrato que estava vigente desde 2002, sendo prorrogado sem apresentar melhorias concretas”, avaliou.

onibus vg
Ônibus devem ser modernizados em Várzea Grande (Foto: Divulgação)

Melhorias previstas

Entre as principais exigências previstas no novo acordo estão melhorias significativas na frota e nos serviços prestados à população. A empresa União Transporte deverá reduzir a idade média dos veículos para cinco anos, além de equipar 80% da frota com ar-condicionado, item que há anos é alvo de reivindicações dos usuários.

Todos os ônibus também deverão contar com câmeras de monitoramento e sistema GPS, o que permitirá maior segurança e fiscalização em tempo real do serviço. Outro avanço é a obrigatoriedade de Wi-Fi gratuito em 100% da frota, ampliando o acesso à conectividade durante o trajeto dos passageiros.

A concessionária terá ainda que padronizar a identidade visual dos veículos municipais, garantindo mais transparência e organização no sistema de transporte coletivo de Várzea Grande.

A reunião de formalização do acordo contou com a presença da prefeita Flávia Moretti, representantes da empresa, do Ministério Público e do secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José, além da equipe técnica do TCE-MT, responsável por conduzir as tratativas de forma conciliatória.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Precisamos de punição diferenciada”, diz Coronel Assis sobre redução da maioridade penal

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil-MT) defendeu a redução da maioridade penal no Brasil,…

Ager-MT vistoria sistemas do DAE em Várzea Grande

Ager-MT vistoria sistemas do DAE em Várzea Grande – CenárioMT Lucas…

ex-secretário condenado reage a ataque contra filha vereadora e interrompe sessão de CPI

O ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso, Éder de Moraes, se envolveu em um episódio…