• Home
  • Economia
  • Copom mostra preocupação com trajetória da dívida do governo

Copom mostra preocupação com trajetória da dívida do governo

Em decisão unânime, o Banco Central voltou a subir os juros em 1 ponto percentual, atingindo os 13,25% ao ano. Uma próxima alta do mesmo tamanho já foi colocada na mesa pelo comitê.

O Banco Central abre a carta citando um ambiente externo desafiador, gerado principalmente pela política econômica dos Estados Unidos. O Federal Reserve decidiu manter os juros americanos entre 4,25% e 4,50% ao ano.

No cenário doméstico, o Copom apontou preocupações com o mercado de trabalho aquecido e com expectativas de inflação desancoradas. No Boletim Focus desta semana, divulgado pelo próprio Banco Central, a projeção para a elevação dos preços foi de 5,5%, superando – e muito – o teto da meta inflacionária.

Pela primeira vez, o comitê afirma que a trajetória da dívida pública impacta os ativos financeiros e as expectativas dos agentes econômicos, portanto, a própria política monetária. A carta reconhece que o Banco Central ainda acompanha com atenção a situação das contas públicas e o regime fiscal.

Ao longo dos dois primeiros anos de mandato, Lula atacou o Banco Central – à época comandado por Roberto Campos Neto – justamente por causa do patamar da Selic. Lula considerava que os juros estavam “muito altos” e que Campos Neto era parcial nas decisões.

O presidente mudou, de certa forma, o discurso no final do ano passado. Lula garantiu a Galípolo, em vídeo publicado nas redes sociais, que o Banco Central terá autonomia para tomar as decisões que achar necessárias.

E o Banco Central tem mais um ponto na lista de preocupações. A partir deste sábado, a gasolina e o etanol terão um aumento de R$ 0,10. Para o diesel, será de R$ 0,06. Isso é decorrente de um reajuste no ICMS dos combustíveis, fator que deve pressionar ainda mais a inflação.

Lula e o governo se mantêm atentos à mudança, especialmente porque ela pressiona ainda mais o custo dos alimentos.

Caminhoneiros já tratam como certo o impacto inflacionário para a alimentação e para o transporte coletivo.

* com informações de Julliana Lopes, da CNN

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil sobe quatro posições no Ranking Mundial de Competitividade Digital

O Brasil avançou quatro posições e alcançou o 53º lugar no Ranking Mundial de Competitividade…

Filipe Luís não condena Plata pela expulsão contra o São Paulo: ‘Foi sem querer’

Por outro lado, treinador rubro-negro chama atenção para os erros que vem tirando pontos da…

Prefeitura de Cuiabá promove Mutirão do Cadastro Único no distrito Nossa Senhora da Guia

Prefeitura de Cuiabá promove Mutirão do Cadastro Único no distrito Nossa Senhora da Guia –…