• Home
  • Esportes
  • Corinthians: o que está por trás das 10 vitórias consecutivas

Corinthians: o que está por trás das 10 vitórias consecutivas

Com a vitória por 2 a 1 sobre o Água Santa, na última quarta-feira (22) pelo Paulista, o Corinthians igualou a marca histórica de dez vitórias consecutivas no século.

A sequência de vitórias começou no Brasileiro de 2024, mais precisamente no dia 11 de novembro em triunfo de 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

 

De lá para cá, além do rival estadual, a equipe de Ramón Díaz bateu Vitória, Cruzeiro, Vasco, Criciúma, Bahia, Grêmio, Red Bull Bragantino, Velo Clube e Água Santa.

Alguns fatores contribuíram para o momento histórico vivido pelo Corinthians, como a chegada do holandês Depay, a reviravolta de um artilheiro, o dedo de Ramón Díaz, entre outros. Confira.

Chegada de Memphis

Anunciado pelo Corinthians em setembro, Memphis fez seu primeiro jogo com a camisa do Timão no final do mês, contra o Atlético-GO, em Itaquera. Dias depois, mais precisamente 17 de outubro, o astro fez um golaço de falta contra o Athletico-PR, em jogo direto contra o Z4 do Brasileirão. O gol do holandês é considerado por muitos o momento da virada de chave do Timão na temporada.

Depois do primeiro, Memphis se tornou a principal arma ofensiva de Ramón Díaz. Em 14 jogos disputados em 2024, o camisa 94 do Corinthians fez sete gols, sendo cinco para colocar o time na frente do placar, e deu quatro assistências.

Vitória no clássico

Corinthians x Palmeiras sempre pode definir rumos de um time na temporada. E foi o que aconteceu no dia 4 de novemebro, quando o Timão venceu por 2 a 0, quebrou o jejum de três anos e voltou a vencer o rival na Neo Química Arena, com gols de Garro e Yuri Alberto. Isso tudo logo após a eliminação para o Racing, na Sul-Americana.

Em um clássico movimentado, com  a torcida do Corinthians arremessando no gramado da partida uma cabeça de porco, que foi retirada do campo com um chute de Yuri Alberto, o Timão se afastou do Z4 e começou a pensar em voo maiores no Brasileirão.

A redenção de Yuri Alberto

Mesmo sem ainda estar zerado neste início de temporada, o camisa 9 do Timão conseguiu uma arrancada de dez gols em oito jogos seguidos no final de 2024. Com isso, terminou o ano com 31 gols, sendo o artilheiro total do futebol brasileiro.

Alguns gols neste período se tornaram fundamentais para o crescimento do Timão, como os dois gols que ajudaram na virada sobre o Criciúma, após a equipe paulista estar perdendo por 2 a 0, e um dos gols sobre o Palmeiras, o que ajudou a afastar o time ainda mais do Z4.

Mudança de Ramón Díaz

A guinada do Corinthians se deu por uma grande mudança de Ramón Díaz. O treinador trocou três atacantes por três volantes e o time passou a ficar mais seguro dentro de campo. Em prática, o argentino adotou o 4-3-1-2, com um losango no meio e a dupla de ataque.

Com isso, tanto Rodrigo Garro quanto a dupla de ataque, geralmente com Yuri Alberto e Memphis, tinham mais liberdade para atacar e não participar tanto da fase defensiva. Martínez e Raniele revezavam na vaga de primeiro volante, com Breno Bidon e André Carrillo fechando o losango, com marcação e bom trato com a bola. Além disso, Ramón conseguiu elevar o nível de Matheuzinho e Matheus Bidu, que passaram a ser indiscutíveis em suas posições.

Elenco encorpado

As mudanças de Ramón aconteceram após o Corinthians encorpar seu elenco na janela do meio de ano. Ao todo, foram nove atletas que chegaram e ajudaram o Timão a subir de nível em relação ao primeiro semestre.

Hugo Souza, Alex Santana, André Ramalho, Charles, Talles Magno, José Martínez, Héctor Hérnandez, André Carrillo e Memphis Depay foram contratados pelo clube, e deram mais opções para o treinador escalar o time, que chegou a dez vitórias seguidas.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Andarilho é esfaqueado durante briga no centro de Lucas do Rio Verde

Um andarilho foi esfaqueado na região central da cidade neste domingo (20), por volta das…

China mira pontos que podem fazer Trump mudar de ideia, afirma professor

A China adotou uma estratégia incisiva em resposta às tarifas impostas pelo governo de Donald…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…