Cotações do trigo seguem em alta durante entressafra

As cotações domésticas do trigo continuam em alta durante o período de entressafra. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores têm mantido suas ofertas a preços mais elevados no mercado spot, especialmente para o trigo de qualidade superior (PH>78). Em contrapartida, agentes de moinhos tentam adquirir novos lotes a preços mais baixos, o que tem limitado a liquidez e resultado em negociações pontuais.

No campo, as estimativas oficiais apontam uma redução na área a ser cultivada no país. Em um relatório divulgado neste mês, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicou que a área plantada com trigo em 2024 será de 3,087 milhões de hectares, uma queda de 11,4% em relação ao ano passado. Apesar da diminuição na área cultivada, a produtividade está projetada para crescer 26,3%, atingindo 2.945 kg/ha.

Com isso, a produção de trigo está estimada em 9,065 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 12% em comparação com a safra finalizada em 2023. Este cenário de menor área plantada, mas maior produtividade, poderá impactar os preços e a dinâmica do mercado de trigo no Brasil nos próximos meses.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Samsung acelera portfólio de TVs gigantes para crescer 5,5 vezes na Black Friday

A Samsung entra na reta final de 2025 com uma das projeções mais ousadas de…

Energia desviada por empresário de Lucas do Rio Verde poderia abastecer Chapada dos Guimarães por cinco meses

Energia desviada por empresário de Lucas do Rio Verde poderia abastecer Chapada dos Guimarães por…

Pacto contra feminicídios tropeça na prática e estados deixam de usar recursos disponíveis

A primeira análise oficial do Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios…