• Home
  • Política
  • CPI do Consórcio Guaicurus coloca representantes do transporte na mira

CPI do Consórcio Guaicurus coloca representantes do transporte na mira

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus que apura irregularidades no transporte público de Campo Grande apresentou, nesta segunda-feira (31), o cronograma de atividades e um balanço preliminar das denúncias recebidas. Segundo apuração do segundo apuração do Primeira Página representantes atuais e anteriores que gerem o transporte público estão na mira para depoimentos.

Ônibus do transporte público de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

Ainda não há nomes definidos para os depoimentos nas oitivas da CPI do Consórcio Guaicurus. No entanto, espera-se que sejam convocados representantes e ex-representantes do Consórcio Guaicurus, da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), além de grupos de usuários do transporte público de Campo Grande.

De acordo com a Câmara Municipal de Campo Grande, em apenas uma semana, 78 reclamações foram registradas, abrangendo problemas como falta de itinerários, superlotação nos horários de pico e más condições da frota operada pelo Consórcio Guaicurus.

O ouvidor da CPI, vereador Júnior Coringa, detalhou a origem das denúncias: 62 chegaram pelo WhatsApp, oito foram enviadas pelo formulário online disponível no portal da Câmara Municipal, cinco por e-mail, duas por telefone e uma presencialmente.

Os cinco vereadores que compõem a CPI do Transporte Público já apresentaram mais de 50 requerimentos envolvendo pedidos de informações e convocações de agentes públicos para prestação de depoimentos.

Fases da CPI do Consórcio Guaicurus:

Etapas da CPI do Transporte

  • Fase 1 – Levantamento de Documentação e Diagnóstico Inicial (Semanas 1 a 4): Análise detalhada do contrato de concessão, aditivos, custos operacionais e balanços financeiros dos últimos cinco anos. Serão solicitadas auditorias independentes ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), à Procuradoria do Município e à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
  • Conclusão prevista: 17/04/2025
  • Fase 2 – Oitivas Iniciais (Semanas 5 a 8): Depoimentos de agentes públicos e especialistas para esclarecer como a concessão foi fiscalizada e avaliar questões como reajustes tarifários e repasses financeiros.
  • Conclusão prevista: 15/05/2025
  • Fase 3 – Investigação sobre o Consórcio Guaicurus (Semanas 9 a 11): Análise aprofundada da execução contratual, incluindo oitivas de diretores e gestores do consórcio, além de vistorias nos ônibus e auditoria nos valores das tarifas.
  • Conclusão prevista: 05/06/2025
  • Fase 4 – Audiências Públicas com População e Trabalhadores (Semanas 12 a 13): Consulta direta com passageiros, motoristas, cobradores, sindicatos e especialistas para obter uma visão ampla sobre as deficiências do serviço.
  • Conclusão prevista: 19/06/2025
  • Fase 5 – Elaboração e Divulgação do Relatório Final (Semanas 14 a 17): Redação do relatório oficial da CPI, com identificação de responsabilidades e recomendações para a melhoria da fiscalização do transporte público. As conclusões serão encaminhadas ao Ministério Público para providências legais.
  • Conclusão prevista: 17/07/2025
  1. CPI do Consórcio Guaicurus inicia com 35 requerimentos e disque denúncia

  2. CPI do Transporte: população pode denunciar; veja como

Canais de Denúncia

A população pode continuar enviando reclamações e sugestões pelos seguintes canais:
WhatsApp: (67) 3316-1514

E-mail: cpidotransporte@camara.ms.gov.br

Formulário online: Site da Câmara Municipal de Campo Grande

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Setor de energia deve apostar no Cerrado brasileiro”, diz sócio da CBIE Advisory

Na visão do Centro Brasileiro de Infraestrutura Advisory (CBIE), a opinião pública entende que o…

Mel artesanal de Sinop vai representar Mato Grosso na COP30

O hidromel Castilho Mead, produzido em Sinop, no norte de Mato Grosso pela Agroindústria Irmãos…

João Adibe afirma que valor de Patrocínio com Palmeiras não tem limite

Contrato com Patrocinadora tem valor fixo e mais variáveis O <a Palmeiras e a Cimed…