• Home
  • Política
  • Cuiabá anuncia aulas de reforço e meritocracia na rede municipal de ensino

Cuiabá anuncia aulas de reforço e meritocracia na rede municipal de ensino

Após a repercussão do vídeo publicado nas redes sociais na semana passada, em que alunos da rede estadual não souberam responder ao prefeito Abilio Brunini quanto é 4×4, a Prefeitura de Cuiabá anunciou a oferta de aulas de reforço para estudantes da rede municipal e a criação de um incentivo financeiro destinado a profissionais da educação que alcançarem bons resultados.

Nesta terça-feira (19), o Executivo municipal lançou o programa “ViraEduc 100 Dias”, voltado ao fortalecimento do ensino de Língua Portuguesa e Matemática nas 82 Escolas Municipais de Educação Básica.

Programa educacional vai intensificar Português e Matemática e oferecer bônus a professores. (Foto: Jorge Pinho)

A iniciativa foi apresentada pelo secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, que enfatizou a importância de um trabalho coletivo para avançar na aprendizagem das crianças.

Leia também – Privatização na educação? Prefeitura de Cuiabá estuda terceirizar gestão escolar

“Temos alunos no 5º ano que, infelizmente, não foram alfabetizados na idade adequada e precisamos recuperá-los. Não apenas do quinto ano, mas desde o início do processo de alfabetização. Estamos lançando hoje uma grande força-tarefa para promover essa recuperação nos próximos 100 dias. Queremos que as crianças avancem da pré-leitura até a leitura básica com eficiência. Nossa rede de professores é engajada e comprometida, e acreditamos no sucesso dessa missão”, declarou.

O programa prevê o uso de materiais didáticos, plataformas digitais e avaliações semanais. Na disciplina de Língua Portuguesa, as sextas-feiras serão dedicadas à produção de redações, que serão corrigidas por um sistema de inteligência artificial capaz de fornecer resultados imediatos. Com esse recurso, os professores terão condições de identificar rapidamente as dificuldades dos alunos e intervir de forma direcionada.

Leia também – Cuiabá muda avaliação escolar e adota notas numéricas a partir deste 2º semestre

Segundo o secretário, um diagnóstico realizado há cerca de 110 dias revelou um baixo nível de aprendizagem entre os estudantes da rede municipal, incluindo casos de alunos que ainda não haviam sido plenamente alfabetizados.

Após polêmica, Prefeitura cria força-tarefa para recuperar aprendizagem e valorizar docentes. Anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo secretário Amauri Monge. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)
Após polêmica, Prefeitura cria força-tarefa para recuperar aprendizagem e valorizar docentes. Anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo secretário Amauri Monge. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)

Incentivo financeiro

Além do reforço escolar, a Prefeitura também pretende adotar um modelo de meritocracia para valorizar os professores. O programa prevê a concessão de uma gratificação de até 50% do 14º salário aos docentes que alcançarem as metas de aprendizagem estabelecidas.

Leia também – Declaração de Abilio contra UFMT gera repúdio de professores e estudantes

A proposta busca reconhecer o empenho dos profissionais, incentivar práticas pedagógicas mais eficazes e elevar o desempenho geral dos estudantes da rede municipal.

  1. 100% home office e sem prova: inscrições abertas para avaliador do MEC

  2. Concursos e seletivos têm 160 vagas na área da educação Brasil afora

  3. Sem prova: MT tem seletivo para professores com salário de quase R$ 10 mil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cuiabá anuncia aulas de reforço e meritocracia na rede municipal de ensino

Após a repercussão do vídeo publicado nas redes sociais na semana passada, em que alunos…

Polícia Militar recupera picape roubada de casal de idosos em área de mata

Polícia Militar recupera picape roubada de casal de idosos em área de mata – CenárioMT…

TCE-MT mantém suspensão de consignados e exige auditoria dos contratos de servidores

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou a prorrogação, por mais 120 dias,…