• Home
  • Agronegocios
  • Cuiabá será sede da 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária em junho de 2026

Cuiabá será sede da 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária em junho de 2026

Cuiabá será sede, de 16 a 18 de junho de 2026, a 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA) — fórum nacional que impacta diretamente o produtor rural ao orientar políticas e boas práticas de defesa agropecuária. O anúncio foi feito na última segunda-feira (17), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec MT).

A reunião foi conduzida pela presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea MT), Emanuele de Almeida, e reuniu representantes de diversas instituições do setor, entre elas a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), além de entidades empresariais e órgãos públicos.

“A CNDA é estratégica para o agro brasileiro e, em especial, para Mato Grosso. Somos parceiros na realização e na mobilização do setor. Para que este grande encontro entregue resultados concretos, é fundamental ouvir quem está na ponta, que é o produtor rural. A pauta técnica precisa nascer das demandas do campo para virar política pública e boas práticas aplicadas”, afirma diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, que reforçou a importância da centralidade do campo na construção da agenda.

Sob o lema “agricultura tropical, inovação sustentável que alimenta o mundo”, a 9ª CNDA terá 26 eixos temáticos e 212 palestras técnicas, além de reuniões institucionais. A programação inclui agricultura tropical regenerativa, associativismo e cooperativismo, assistência técnica, bioinsumos e biocombustíveis, conectividade rural, certificação e educação sanitária, inspeção animal e vegetal, integração lavoura-pecuária-floresta, melhoramento genético, regulamentação, rede laboratorial, saúde animal, sanidade vegetal, segurança alimentar e transição energética, além de trilhas sobre aplicação segura de insumos (defensivos), inteligência artificial no agro, P&D, mercado internacional e tecnologias de ponta.

A expectativa é reunir cerca de 1.400 participantes. O público-alvo abrange médicos veterinários, engenheiros agrônomos e florestais, zootecnistas, servidores da defesa sanitária, estudantes universitários, produtores rurais e representantes do setor público e privado.

Entre no GRUPO DE WHATSAPP e acompanhe mais notícias relevantes sobre Agronegócio e Indústria

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Após perder a vaga direta em casa para Curaçao, Steve McClaren deixa o comando da Jamaica

A classificação direta da TEAM_LINK para a Copa do Mundo bateu na trave. Literalmente. Os…

PRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso no feriado da Consciência Negra

PRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso no feriado da Consciência Negra – CenárioMT…

Campo Grande atualiza cronograma do piso dos professores até 2030; confira

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou nesta quarta-feira (19) a lei que…